Click na Imagem

terça-feira, 14 de novembro de 2017

XII Encontro de Diabéticos de Arronches no Centro Cultural de Arronches

Mulheres e Diabetes: Nosso direito a um futuro saudável

Foi sob este lema que teve lugar hoje a partir das 10h00 no Centro Cultural de Arronches o XII Encontro de Diabéticos de Arronches. A organização do encontro pertenceu ao Centro de Saúde de Arronches e contou com a colaboração do Município de Arronches, Junta de Freguesia de Assunção e o apoio do Instituto Becel e Museu do Pão.

Estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia, José Louro, os membros da mesma, Maria João Fernandes e Nuno Amaral, o Dr. Eliseo, Dr.ª Pilar e a Enfermeira-chefe Maria José do Centro de Saúde de Arronches.
O encontro começou com a intervenção da enfermeira do Centro de Saúde de Arronches, Ana Cristina que explicou os tipos de diabetes, a forma como se desenvolvem e, sobretudo alertando para a diabetes nas mulheres no período da gravidez. Falou ainda das formas de prevenção, alimentação e controle quando ela existe na sua variada tipologia.

Tudo isto, acompanhado para melhor compreensão de diapositivos e textos que, também eles através das imagens e dos números, são uma forma de alerta para esta doença. Calcula-se que em Portugal existam 1 milhão de diabéticos identificados, e que a população mundial pode dentro em pouco, atingir os 500 milhões, ou seja o equivalente a toda a população da China.
Seguiu-se e como o exercício é fundamental, uma breve demonstração de movimentos a cargo da fisioterapeuta Patrícia Rodrigues, que colocou a dançar todos os presentes, incluindo os profissionais ali presentes e que exibiram o símbolo deste ano que assinala o Dia Mundial da Diabetes.
Um relatório da Ordem dos Médicos diz que "a diabetes tem registado um aumento em todo o mundo. Em Portugal a diabetes diagnosticada tinha uma prevalência no Inquérito Nacional de Saúde de 2006 de 6,5%, e estima-se que em 2011 atingia 7,2% da população entre 20 e 79 anos de idade. 

Embora não se verifique uma relação linear entre a prevalência e a mortalidade quando se comparam os diferentes países europeus, Portugal apresenta, a par de Chipre, taxas elevadas tanto de prevalência como de mortalidade".
Uma das graves causas da diabetes consiste na cegueira. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia recomenda que "todos os diabéticos sejam seguidos por um oftalmologista e lembra que as fases iniciais da doença são silenciosas e sem sintomatologia, o que pode negligenciar ou atrasar a ida ao médico. 
O controlo metabólico rigoroso e a ida a consultas de oftalmologia de rotina, que cujo intervalo será ditado pelo quadro clínico e risco de perda irreversível de visão para cada indivíduo, são cuidados indispensáveis. Em Portugal, estima-se que a diabetes afecte cerca de um milhão de indivíduos e que metade destes nunca tenha sido avaliada em consulta de oftalmologia. Retinopatia Diabética - Diabetes aumenta em 25 vezes a probabilidade de desenvolver cegueira."
O encontro terminou com um pequeno lanche observando as regras alimentares que os diabéticos devem seguir, para além do controle regular e da medicação.