Click na Imagem

Cultura

‘Arronches com Música.
Um Concelho com Ritmo’


Quando ficámos privados pelo COVID-19 das Festas de S. João e da FAE, esta iniciativa deu-nos a certeza que a vida tem que continuar, mesmo em novos moldes aos quais as sociedades têm que se adaptar, e nada como a música para alegrar os corações em tempo de tanta ansiedade. A noite de 15 de Agosto em que anos antes desta pandemia era caracterizada pelo tempo pouco convidativo em que tem lugar a Festa da Paróquia de Nª Sr.ª da Assunção. Para não fugir à regra a noite em que ocorreu o primeiro dos dois espectáculos que o Município proporcionou aos habitantes no Jardim do Fosso, também se apresentou pouco convidativa a sair de casa. 
Talvez por esse motivo não foram ocupados totalmente os 120 lugares disponíveis, observando todas as normas da DGS como o uso obrigatório de máscara e o distanciamento social. Mesmo assim o público com os seus aplausos aqueceu os artistas que os brindou com uma magnífica actuação.
O primeiro destes dois concertos denominados 'Arronches com Música - Um Concelho com Ritmo' arrancou com o grupo 'De Moda em Moda'.
Este agrupamento coral e instrumental tem no seu reportório músicas do cancioneiro do Baixo Alentejo, pois são oriundos de Vila Nova da Baronia. Formou-se em 2015 e tem actuado de Norte a Sul do país, em especial depois da visibilidade do seu primeiro álbum 'Desassossego, editado pela 'País Real'. No final do ano de 2019 voltou a editar um novo trabalho 'Cantando', seguindo a mesma linha dos cantares alentejanos.
Miguel Gromicho o cantor e compositor arronchense, trouxe os Blues, Rock e Pop a um ‘Concelho com Ritmo’
Miguel Gromicho fechou os dois espectáculos no Jardim do Fosso proporcionados pelo Município.
Está na génese deste arronchense a música, seguindo as pisadas do seu irmão José Carlos, que o acompanhou neste concerto. O ascender neste caminho não é fácil e Miguel começou por actuar em bandas de 'covers', entre elas os 'Art n'Soul e os MG3. Miguel é cantor e compositor e desenvolve também o ensino de guitarra acústica.
Em 2018 lançou o seu primeiro trabalho 'Histórias Por Contar' e no ano seguinte a 23 de Novembro, apresenta o seu novo trabalho 'Sociedade Não Anónima' no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre, que o N.A. acom-panhou através da reportagem de Gonçalo Grilo.
Foi precisamente este seu último trabalho que apresentou aos espectadores que em noite aprazível esteve no Jardim do Fosso, entre eles a Presidente da Câmara, Vice-presidente João Crespo e os vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez para apreciar este concerto acústico e a voz de Miguel Gromicho. Segundo a divulgação dos seus trabalhos e espectá-culos nas redes sociais Miguel Gromicho diz que” tem no Rock n' Roll, Blues, Soul, Pop e na língua portuguesa a base para espalhar a sua mensagem”.
Durante o seu concerto foram passando ima-gens gravadas em Arronches para um vídeo- clip de promoção deste seu trabalho e inter-pretou temas de outros autores.
Habitualmente fazem parte da banda do músico arronchense, Baixo e vozes: Luís Dias, Bateria e vozes: Filipe Barbas e conta também com a participação do seu irmão José Carlos Gromicho.
Redacção
Fotos-N.A.