Click na Imagem

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

MARIANA NUM MUNDO IGUAL… …EM MONFORTE

A Operação Agir3G/Monforte (CLDS 3G - Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração), na qual o Município de Monforte intervém na qualidade de parceiro permanente, promoveu, no dia 03 de Novembro, na Sala de Espectáculos da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”, em Monforte, uma acção de sensibilização sobre Igualdade de Género, dirigida aos alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico do Concelho, convidando-os a assistir a uma encenação em torno do livro “Mariana num mundo igual”.
Inserida no plano de acção do Eixo 2 - Intervenção Familiar e Parental preventiva da pobreza infantil, actividade 16 - Valoriza-te! esta acção contou com a colaboração da Direcção do Agrupamento de Escolas de Monforte e foi desenvolvida no âmbito das Comemorações do Dia Municipal para a Igualdade.
Na sessão estiveram presentes Carla Mestre e Carla Ferreira da equipa Operação Agir3G, cerca de 180 alunos e respectivos professores e auxiliares.
Sinopse do livro
“Todos os dias és confrontada e confrontado com atitudes e comportamentos que te discriminam dos demais, simplesmente porque és menino ou porque és menina. A nossa sociedade entende que meninos e meninas não podem, ou não têm capacidade para realizar as mesmas tarefas. E, assim sendo, explicam-te, na escola, na rua ou em casa, que as meninas gostam mais de bonecas do que de ferramentas de bricolage e convencem-te que os rapazes não têm talento para serem manicures. Esta diferenciação não é justa e pode ser um grande obstáculo à concretização dos teus sonhos. A Mariana quer ajudar-te a compreender, a ultrapassar e a não promover esta discriminação. Por isso, com a ajuda de um grande amigo, regressa ao passado, voltando à sua infância, e interpela, na sua escola, alunas e alunos como tu, alertando-as e alertando-os para a importância da promoção da Igualdade do Género e de Oportunidades”.
A Betweien é uma empresa especializada na concessão, desenvolvimento, implementação e implantação de projectos e conteúdos educativos. Com estatuto de Spin-off da Universidade do Minho, tem centrado a sua actividade em áreas educativas tão distintas como são a Educação Empreendedora ou Educação Ambiental. O projecto pedagógico “Mariana num mundo igual” é o resultado de várias experiências de implementação de projectos e participação em acções de sensibilização para a Igualdade de Género.