Click na Imagem

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Comissão Europeia apoia reconstrução após incêndios com 1,5 milhões de euros

A Comissão decidiu conceder um adiantamento de 1,5 milhões de euros a Portugal ao abrigo do Fundo de Solidariedade da UE, a fim de apoiar os esforços de reconstrução na sequência dos incêndios florestais que assolaram o país.



Este adiantamento precede o montante final do apoio que será proposto pela Comissão no final da análise do pedido apresentado pelas autoridades portuguesas, com base nos danos causados pelos incêndios de Junho, Julho e Agosto de 2017.
A Comissária da Política Regional, Corina Crețu, declarou: «Estamos profundamente solidários com Portugal, com os seus habitantes e com os que de forma corajosa e incansável lutam contra as chamas. Desde Junho, a União Europeia tem vindo a fazer o máximo possível para ajudar as autoridades portuguesas a conter e vencer os incêndios. Tal como reiterado na semana passada pelo Presidente Juncker em Portugal, estamos a rever todos os nossos mecanismos de apoio e de protecção civil para prestar apoio de forma mais sólida e colectiva em caso de catástrofe natural. Iremos apresentar propostas nesse sentido no final do mês.»
A Comissão está ainda pronta a analisar um pedido actualizado apresentado pelas autoridades portuguesas, que inclui os danos causados pelos incêndios florestais de Outubro, tendo em vista um montante final de apoio mais elevado. O apoio do Fundo de Solidariedade poderá contribuir para restabelecer as infra-estruturas e os serviços públicos afectados pelos incêndios bem como para cobrir os custos da ajuda de emergência e das operações de limpeza. A fim de participar na revitalização da actividade económica na região Centro, afectada pelos incêndios, a Comissão tinha aceitado, em Agosto de 2017, a alteração do programa regional da política de coesão, para apoiar as empresas locais.