Click na Imagem

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

1º Workshop Participativo da Revisão do Plano Director Municipal

Teve lugar hoje no salão nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Arronches, o Workshop Participativo da Revisão do Plano Director Municipal, destinado à abordagem e contributos para o diagnóstico e definição dos objectivos estratégicos. 



 Estiveram presentes neste workshop para dar o seu contributo, vários agentes da sociedade arronchenses, desde comerciantes, industriais, instituições de solidariedade social e presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho.
O arquitecto Manuel Lapão da empresa que está a proceder aos estudos, fez a introdução desta 1ª fase do estudo da revisão do Plano Director Municipal para o Concelho de Arronches. Os objectivos deste workshop centraram-se sobre o enquadramento, especificação do que é o PDM, faseamento da revisão, conteúdos da Fase 1, caracterização e diagnóstico.
Posteriormente os participantes foram reunidos em dois grupos em duas salas e debateram temas como qualidade de vida, ambiente, publicitar o concelho, dinamizar o património cultural, mais actividades culturais, a população envelhecida, a boa restauração e gastronomia no concelho, a criação de uma associação comercial ou, mais formação específica.Daí resultou as conclusões dessa participação e nomearam um representante, que depois fez a síntese do trabalho de cada grupo.
Em síntese, retiraram-se algumas conclusões como funcionar em rede e maior divulgação, valorizar o património, valorizar equipamentos sociais, habitação de baixo custo. Os participantes valorizaram o que já existe mas, é necessário uma maior divulgação sobre a nossa oferta.
Proximamente publicaremos as conclusões finais desta empresa sobre esta 1ª Fase da revisão do PDM, estando já em marcha a 2ª fase. Está previsto que a consulta pública e a sua aprovação em Assembleia Municipal terão lugar no primeiro semestre de 2018.