Click na Imagem

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Politécnico de Portalegre cria formação para Banco de Voluntariado da Câmara Municipal de Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre desafiou o Politécnico de Portalegre a criar uma formação específica para melhor capacitar os voluntários que integrem o Banco de Voluntariado da Câmara para as intervenções necessárias nas diferentes valências. 



Este desafio foi prontamente aceite pelos professores da Escola Superior de Saúde, que estão a desenvolver um manual de procedimentos a ser distribuído pelos voluntários de acordo com os trabalhos que vão desenvolver.
O manual inclui formação básica e transversal em três áreas: cuidados de higiene e conforto, alimentação com ajuda e técnicas de posicionamento na cama e transferências com ajuda. Num quadro mais geral, há ainda a preocupação em transmitir algumas medidas de protecção, como vestir e despir os equipamentos pessoais e de protecção, bem como noções básicas de comunicação e ajudas com os idosos.
Para além do manual, conteúdos em power point e um vídeo demonstrativo, ficou ainda designado um grupo de quatro professores da Escola Superior de Enfermagem para dar apoio de retaguarda através de um fórum criado para esclarecimento de dúvidas.
O Município de Portalegre agradece todo o apoio do Politécnico de Portalegre neste projecto, que considera fundamental para acrescentar competência às respostas que estão a ser criadas no âmbito da luta contra a COVID-19. Agradece também a todos quantos já se disponibilizaram para fazer parte deste Banco de Voluntariado, que não seria possível sem a generosidade dos Portalegrenses.
O controlo da transmissão e contágio pelo Coronavírus tem sido uma das grandes preocupações da Câmara Municipal de Portalegre, suportada por inúmeras entidades no concelho. Estamos juntos a privilegiar a prevenção, mas preparando-nos para os cenários decorrentes do aumento do número de infectados no concelho.
A inscrição no Banco de Voluntariado ajuda-nos a reforçar a capacidade de assistência social que terá de ser assegurada imediatamente em caso de necessidade.