Click na Imagem

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Confinados nos concelhos no período da Páscoa, será uma utopia?

A medida mereceu a concordância de todos, desde o Presidente da Republica, Governo, partidos e todos os sectores ligados à saúde. Mas será que há uma efectividade da medida ou estamos perante uma utopia? 


São por demais conhecidos, os casos do não cumprimento do decretado pelo estado de emergência para este período da Páscoa, considerado crítico.
Agora pela primeira vez o Alto Alentejo, mais concretamente o Concelho de Portalegre, entra na lista ‘negra’ dos infectados. Não será altura de, à boa maneira portuguesa, deixar de pensar que as coisas só acontecem aos outros. 
COVID-19 Chegou a Portalegre
Não será esta a ocasião, embora tardia, de termos uma maior consciência cívica. 
Basta estarmos atentos às notícias para ver que até em países da Ásia, os casos dados como curados, voltaram a aparecer nos mesmos indivíduos. Não é ser alarmista mas, estamos ainda muito longe de um fármaco ou a vacina, que possam minimizar esta pandemia.
A higienização, o confinamento e todas as medidas que se possam tomar, não serão assim tão efectivas para que não se cumpra com a lei? Ao mesmo tempo, levantam-se vozes, para começar a pensar no levantamento do estado de emergência. Presidente da República e Governo, ponderam leva-lo até ao mês de Maio. Se for necessário porque não!