Click na Imagem

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Máscaras: quais e quando devemos usar?

A Direção-Geral da Saúde alterou a recomendação e sugere agora que todas as pessoas devem usar máscaras em espaços interiores fechados. Veja que máscara deve usar e em que circunstâncias.

Quantos tipos de máscaras existem?

Segundo a informação divulgada pela Direção-Geral da Saúde (DGS), existem três tipos de máscaras:
Respiradores (Filtering Face Piece, FFP): são um equipamento de proteção individual destinado aos profissionais de saúde; Máscaras cirúrgicas: são um dispositivo que previne a transmissão de agentes infeciosos das pessoas que utilizam a máscara para as restantes; Máscaras não-cirúrgicas, comunitárias ou de uso social: são dispositivos de diferentes materiais têxteis, não certificados, destinados à população geral, que podem ser feitos, inclusivamente, de forma caseira. 



Quem deve usar máscara cirúrgica?

De acordo com as normas da DGS, devem usar máscara cirúrgica: Doentes infetados com covid-19, Profissionais de saúde; Pessoas com sintomas respiratórios, Pessoas que entrem e circulem em instituições de saúde; Pessoas mais vulneráveis, nomeadamente idosos (com mais de 65 anos de idade); Pessoas com doenças crónicas e estados de imunossupressão.
Quando não for possível manter o distanciamento social, também é recomendada a utilização de máscara cirúrgica a:Profissionais das forças de segurança, militares e bombeiros; Distribuidores de bens essenciais ao domicílio; Trabalhadores nas instituições de solidariedade social, lares e rede de cuidados continuados integrados; Agentes funerários ;Profissionais que façam atendimento ao público.

Quem deve usar máscara não cirúrgica, comunitária ou de uso social?

Segundo as novas recomendações da DGS, devem ser utilizadas por toda a gente quando permanecerem em espaços interiores fechados com múltiplas pessoas (por exemplo, supermercados, farmácias, lojas ou estabelecimentos comerciais, transportes públicos, etc).