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sábado, 18 de abril de 2020

Mais de um milhão de alunos começou o 3º período. Como está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Arronches


Mais de 1 milhão de alunos do básico e secundário, iniciaram o 3º período com o ensino à distância. O N.A. quis saber como está a decorrer no Agrupamento de Escolas de Arronches. Para isso, contou com a colaboração da sua Directora, Professora Ana Maria Reis, a quem agradecemos a disponibilidade num tempo tão difícil.

Notícias de Arronches  - O 3º período escolar arrancou com mais de um milhão de alunos do básico e secundário com ensino à distância. Quais as formulas e processos, que o Centro Escolar está a colocar em prática?


Prof. Ana Maria Reis -Este terceiro período escolar é verdadeiramente atípico, como atípico se tornou o mundo de um dia para o outro.
As escolas começaram a sua adaptação a esta nova realidade logo nas duas semanas antes da interrupção lectiva da Páscoa. E fizeram-no de forma brilhante, creio eu.
Uma escola  organizada  com a presença  física de professores e alunos no contexto físico de uma sala, rapidamente respondeu com os primeiros passos de ensino à distância. Fácil? Não! Mas o empenho, a dedicação e a colaboração foram suficientes para resolver parcialmente uma situação totalmente desconhecida. Durante as semanas prévias à Páscoa, os docentes, alunos e pais foram vivenciando algumas experiências e de acordo com os recursos disponíveis  as aulas continuaram. Esse era e continua a ser o objectivo primordial do momento.
Durante a interrupção lectiva dos alunos, a escola preparou o Plano de E@D  (plano de ensino à distância) para iniciar no passado dia 14, dia de início do 3º período lectivo.
Esse plano contempla alguns eixos fundamentais, segue algumas orientações emanadas pelo Ministério da Educação e orienta  a comunidade escolar no desenvolvimento das actividades de ensino – aprendizagem que serão desenvolvidas até final do ano lectivo, que excepcionalmente. Este ano se estende até 26 de Junho para todas as turmas do ensino básico. Este Plano implica prioritariamente, a utilização dos meios tecnológicos e digitais. Para garantir a equidade, num momento em que considero, ser propício ao agravamento das desigualdades sociais, foi feito um levantamento das necessidades prioritárias dos alunos, pensando na resposta que podia ser dada.
Estou consciente das dificuldades que uma mudança desta natureza, gera em todos nós.
Estamos todos a gerir um mundo novo.
O desafio não pára. Também temos que aprender a gerir à distância…
Nem sempre o uso das novas tecnologias é o adequado e sobretudo seguro. Há um longo caminho a percorrer, mas não podemos atemorizar-nos com isso.
Mais que nunca, é hora das estruturas de apoio da comunidade ficarem atentas e prontas a intervir.
E para intervir, não é preciso saber, basta desconfiar.
Este tempo de confinamento gera atitudes comportamentais diversas, às quais a escola e a comunidade  não podem ficar indiferentes.
No que respeita a equipamentos a escola tem ajudado com o empréstimo, em situações devidamente justificadas e recentemente solicitamos o apoio da Autarquia no auxílio necessário, para garantir a alunos em situações desiguais o acesso à internet. Como sabemos, persistem no nosso concelho, locais onde o acesso não é possível. Foi Também tendo em conta essa realidade que o M.E. desenvolveu o recurso complementar do EstudoEmCasa,  com emissões na TV, para que nenhum aluno fique a descoberto, em situação de isolamento e eventual abandono escolar.
Essa tem sido a nossa preocupação primordial. Não deixar ninguém pelo caminho!
Todos os alunos e pais/ encarregados de educação conhecem já o que vai ser o trabalho deste período.
Foram feitas sessões on-line por turma, com a presença dos alunos e seus encarregados de educação, onde os professores tiveram oportunidade de explicar como estamos  e iremos  trabalhar.
Renovo o meu agradecimento a toda a comunidade escolar – alunos, docentes, técnicos e pessoal não docente pelo profissionalismo, respeito e sentido de responsabilidade social que têm manifestado.

NA - Qual a receptividade por parte dos país e, ao mesmo tempo, em confinamento, se lhe colocam algumas dificuldades em gerir o acompanhamento dos filhos?


AMR -  Se me permite, começo a  esta resposta à sua questão como um agradecimento aos Pais /Encarregados de educação.
Mais uma vez, estiveram connosco, com a ESCOLA, mas  acima de tudo coma comunidade em que vivemos. Cumpriram as orientações da DGS e ajudaram os seus educandos. Tenho a perfeita noção do quão difícil  é essa missão, nomeadamente  em lares com vários educandos em diferentes níveis de escolaridade e a frequentar diferentes estabelecimentos de ensino.
Mantiveram o contacto com os docentes, ajudaram os filhos  nas tarefas diárias  envolvendo-se activamente no processo educativo.
À escola  pertence cuidar da comunidade escolar e este ponto é para mim, muito importante.
Os alunos devem continuar à aprender, sim! Mas, neste momento o bem – estar emocional  dos alunos, merece-nos muita atenção.
A equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva, mantem-se atenta e activa.
O Serviço de Psicologia e Orientação, os apoios especializados de outras terapias  continuam com funcionamento à distância mas sem perder a proximidade.
Termino, afirmado o que diariamente digo a todos:
Eu continuo por aqui. Ao vosso lado. Ao vosso dispor.