Click na Imagem

segunda-feira, 20 de abril de 2020

OCDE: Portugal é o país com mais projectos "inovadores" para combater a COVID-19

Ao todo a OCDE identificou, em todo o mundo, 148 projectos diferenciadores que pretendem fazer face à pandemia e Portugal é o país com o maior número de soluções. Os dados mostram ainda que é na Europa e na América que a aposta tem sido maior, uma realidade que contrasta com a da Ásia e África.


O novo Coronavírus tem levado os países a desenvolverem soluções para fazerem face à pandemia de COVID-19 e Portugal é o que mais se tem destacado no que diz respeito aos projectos inovadores. Os dados são da OCDE e revelam que das 148 respostas diferenciadoras em todo o mundo, 17 são portuguesas, o que corresponde a cerca de 11% do total. Do top 3 fazem ainda parte o Reino Unido e a Irlanda.
Através da análise do mapa é fácil perceber que Portugal é um país líder nesta área, com mais de uma dúzia de soluções identificadas. Com múltiplas plataformas online lançadas em plena pandemia de COVID-19, a OCDE destaca, por exemplo, o site do Governo "Estamos ON", que recentemente passou a estar também disponível numa aplicação. Como objectivo, pretende-se promover a utilização de serviços online pela população para evitar o contacto durante esta pandemia.
Ainda antes disso, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde lançaram uma plataforma online dedicada inteiramente ao SARS-CoV-2, designação do vírus, e que consta nesta lista da OCDE. O site esclarece, por exemplo, formas de transmissão e compila os dados relativos à situação epidemiológica no país.
Dos destaques da OCDE fazem ainda parte projectos como o movimento português tech4COVID19, que tem procurado encontrar soluções tecnológicas para ajudar o país na luta contra a COVID-19, e o programa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia RESEARCH 4 COVID-19. Este último pretende apoiar projectos e iniciativas de investigação e desenvolvimento já em curso ou a desenvolver e que respondam às necessidades do SNS.