Click na Imagem

sábado, 28 de março de 2020

Os erros de Espanha também são os de Portugal?

Num trabalho exaustivo dos jornalistas Susana Paula e Manuel Esteves, o Jornal de Negócios (NÓNIO) apresenta uma peça digna de ser lida por todos. Com a devida vénia pelo excelente trabalho, deixamos um excerto. 




Os erros de Espanha também são os de Portugal? 


"É em Espanha que todos os olhos estão agora focados desde que o surto semeou a desordem no continente europeu. Depois de Itália que parece finalmente estar a atingir o pico dos contágios mas ainda com níveis de mortalidade dramáticos, é Espanha o país que mais preocupações suscita. A questão já não está em saber se vai seguir Itália, mas sim saber se vai ser pior do que Itália. Mas afinal o que correu mal em Espanha? Por que razão não conseguiu defender-se melhor de uma crise anunciada? Que erros foram cometidos? E Portugal, repetiu os mesmos erros? (...)
Espanha - Resposta tardia. 
Só um mês e meio - 43 dias - depois do primeiro caso de covid-19 é que o governo espanhol declarou o Estado de Emergência.
Portugal - Resposta mais rápida. 
Já Portugal parece ter respondido de forma bastante mais rápida ao problema. Segundo um levantamento feito pelo Observador, que compara Portugal com outros países, incluindo Espanha, o Governo português demorou menos tempo a reagir do que a vizinha Espanha(...)
Espanha - Realização de grandes eventos. 
Espanha já contava com cerca de 430 casos e uma região isolada mas, ainda assim, realizaram-se, a 8 de Março, manifestações imponentes pelo Dia da Mulher por todo o país (só em Madrid juntou 120 mil pessoas) (...)
Portugal - Acesso a eventos vedado. 
Ao contrário de Espanha, as manifestações de 8 de Março tiveram pouca expressão em Portugal, embora poucos dias depois milhares de pessoas tenham aproveitado as temperaturas amenas para se juntarem nas praias da Grande Lisboa (...).
Espanha - Instabilidade política. 
Com um Governo minoritário, com apoios parlamentares fragmentados e recém-empossado, a incerteza política e a divisão em 17 comunidades autónomas também podem ter dificultado a tomada de decisões coerentes pelo país (...).
Portugal - Hesitação e empurrão do PR. 
António Costa lidera também um governo minoritário mas com um parlamento mais estável e mais solidez por ser o seu segundo governo. A sua hesitação em fechar escolas levou as universidades a avançar por sua iniciativa gerando o mesmo ambiente de férias e festa verificado em Espanha(...).
Espanha - Poucos teste. 
A falta de testes é queixa desde o início e poderá explicar a incapacidade de Espanha em detectar o crescimento do surto. Até há uma semana os médicos espanhóis não podiam fazer um teste de diagnóstico sem ter autorização (...)
Portugal - Demora nos testes. 
A falta de testes em Portugal tem sido muito criticada também e, tal como em Espanha, no início estes só eram realizados quando havia sintomas da doença e as pessoas tinham estado em zonas consideradas perigosas ou em contacto com doentes(...)
Espanha - Falta de material. 
Um grande hospital espanhol pode consumir 5 mil máscaras cirúrgicas por dia, além do restante material de protecção, que os profissionais de saúde dizem não existir. Pelas contas das ordens espanholas de médicos, farmacêuticos, enfermeiros, dentistas e veterinários há cerca de 721 mil (...)
Portugal - Material gera queixas. 
A falta de material de protecção para profissionais de saúde é também uma queixa em Portugal. Tal como em Espanha, as ordens dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos escreveram ao primeiro-ministro para descrever a falta de luvas, máscaras, fatos de protecção e desinfectantes no terreno(...)
Espanha - Médicos infectados. 
Segundo os jornais internacionais, cerca de 14% (cerca de 5.400, na terça-feira) dos infectados com o novo coronavírus em Espanha são profissionais de saúde: além de médicos e enfermeiros, são sobretudo assistentes que têm tido contacto próximo com doentes de covid-19 que foram, eles próprios, infectados (...)
Portugal - Também há médicos infectados. 
Também em Portugal há vários profissionais de saúde infectados. Segundo o bastonário da Ordem dos Médicos, 20% dos infectados são médicos, um número que não foi confirmado pelas autoridades (...)
Espanha - Vírus nos lares. 
O novo coronavírus também revelou falhas profundas no sistema de assistência social espanhol. Com fracos recursos financeiros, os lares de idosos espanhóis estão muitas vezes sobrelotados, com falta de pessoal e despreparados, com os assistentes a queixarem-se de falta de material de protecção (...)
Portugal - Idosos em lares serão testados.
Em Portugal, também os lares de idosos inspiram preocupação. Uma casa com 20 idosos infectados (dos quais sete funcionários) em Vila Real foi evacuado e os utentes com covid-19 transferidos para o hospital militar do Porto. Os lares em Portugal também têm o mesmo problema de falta de funcionários que em Espanha (...)
Espanha - Hospitais públicos sem recursos. 
Os espanhóis são bastante orgulhosos do seu sistema de saúde público, sobretudo nos cuidados primários, mas os hospitais do país sofreram fortemente com uma década de austeridade, em seguimento da crise financeira de 2008. Espanha tem apenas um terço das camas hospitalares per capita de outros países com uma resposta mais positiva ao surto, como a Alemanha (...)
Portugal - SNS fragilizado.
Também muito afectados por anos de austeridade, nos hospitais do SNS faltam camas, ventiladores e profissionais de saúde. O Governo reforçou as equipas com 1.000 médicos e 1.800 enfermeiros e comprou 500 ventiladores à China por 10 milhões, que se somam aos 1142 ventiladores(...)