Click na Imagem

terça-feira, 31 de março de 2020

Centro de Dia e Lar Nossa Senhora da Graça de Degolados implementa Plano de contingência para a Covid-19

O Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Graça de Degolados, no concelho de Campo Maior, implementou o seu plano de contingência com o principal objectivo de diminuir o risco de transmissão e salvaguardar a saúde dos utentes, funcionários e familiares. 


Nesta linha de acção, essencialmente preventiva, a instituição está a tomar medidas desde o início do mês de Março, adaptando-as diária e continuamente, consoante a necessidade e de acordo com as directrizes da Direcção Geral da Saúde.
Nesse sentido foram desenvolvidos os seguintes procedimentos:
1- Não são permitidas entradas na instituição de pessoas alheias ao serviço, o que inclui naturalmente os familiares dos utentes, estando as visitas temporariamente suspensas. Nestes termos, e para minimizar o impacto que este afastamento obrigatório obviamente provoca, os familiares poderão contactar os utentes da Instituição, através de vídeo chamadas (Skype e WhatsApp), bem como manter-se actualizados em termos de actividades, diga-se actividades possíveis dada a conjuntura, através da rede social Facebook, onde em permanência serão divulgadas.
2- Os utentes e funcionários estão devidamente informados e consciencializados sobre o real problema da pandemia e adoptaram já procedimentos de higiene, existindo dispensadores de soluções desinfectantes para desinfecção constante das mãos, o uso de máscaras, troca e desinfecção de roupas à entrada e saída da instituição, uso de luvas descartáveis e os balneários são desinfectados de 3 (três) em 3 (três) horas, bem como todas as outras superfícies de passagem comum. Todos os funcionários apenas acedem ao interior e abandonam as instalações pela porta traseira, não sendo recolhidos dados biométricos no âmbito da pontualidade e assiduidade, a vulgar impressão digital.
3- O gabinete de enfermagem é o local destinado ao isolamento, em caso de suspeita, onde se dispõem de todas as condições definidas e regulamentadas pela Direcção-geral de Saúde (DGS) tendo já sido adaptado um quarto para isolamento de situações que eventualmente possam surgir.