Click na Imagem

quinta-feira, 12 de março de 2020

O COVID-19, a saúde e a economia global

Neste caso da pandemia do coronavírus, como em muitos outros casos, os portugueses, e não só, ‘enchem o peito de ar’, armando-se em valentões, não por ignorância porque as notícias estão aí ao minuto globalmente, e passam a linha vermelha. 


Exemplo disso foi ontem com as temperaturas a aumentarem, que as praias na região de Lisboa, mais pareciam que estamos em período de férias do que em contenção de um vírus que é letal.
Outro exemplo foi o do Mosteiro dos Jerónimos onde se amontoavam os turistas, havendo mesmo um deles que declarou à imprensa que “há gripes mais perigosas” sem grande preocupação com o alastrar do COVID-19.
Com os casos a aumentarem (78) com 133 a aguardar análises, será de grande importância observar as recomendações do Governo e da Direcção Geral de Saúde. Espirrar para um lenço descartável ou para a curva do braço, lavar as mãos com frequência, parece-nos uma medida que não causa grande incómodo mesmo aos mais “valentões”, porque este coronavírus pode atingir qualquer um de nós, não só na saúde como está a acontecer na economia. Desde que Bruxelas não adopte medidas para garantir o emprego e depois não volte a trás com o défice orçamental, podemos ter aí outra vez a Troika a bater-nos à porta.(...) Imagem -D.R.

Ler mais na edição de Março do Notícias de Arronches)