Click na Imagem

quarta-feira, 25 de março de 2020

Comunicado - Casa Juvenil Senhora Assunção

A Associação Casa Juvenil Nossa Senhora de Assunção vem por este meio dar a conhecer o seguinte comunicado:

A Associação Casa Juvenil Nossa Senhora de Assunção implementou, face à situação pandémica do COVID-19, um plano de contingência em ambas as nossas respostas sociais, Casa de Acolhimento Especializada Pracachopos e Casa de Acolhimento Bem Me Quer, no dia 13-03-2020. Este Plano descreve as principais etapas que a Associação teve que considerar no âmbito da infecção pelo novo CORONAVÍRUS SASRS-Cov-2 agente casual da COVID-19, assim como os procedimentos a adoptar perante um colaborador ou jovem com sintomas de infecção. 

É muito importante neste momento, incentivar e salvaguardar o papel específico das instituições, nomeadamente aquelas que lidam com populações de risco como pessoas idosas ou com doenças crónicas. Actualmente temos na CA Pracachopos 14 jovens adolescentes de sexo masculino e na CA Bem Me Quer 18 crianças, de ambos os sexos, dos 0 aos 18 anos. Não sendo estes considerados públicos de risco, temos tido na mesma em conta e de forma rígida todas as orientações da DGS para prevenir que o novo CORONAVÍRUS entre nas nossas Casas. Temos apenas alguns jovens com problemas de asma que podem ser considerado de risco, mas o nosso principal objectivo e manter em protecção e segurança todos os colaboradores, crianças e jovens.
Neste momento, e com a escola a ser desenvolvida on line têm sido desenvolvidos vários esforços entre todos os funcionários de ambas as Casas (Equipa Técnica e Equipa Educativa) para conseguir responder a todos os pedidos dos professores, sendo aulas on line, trabalhos, ou qualquer exercício escolar.
Em relação aos Recursos Humanos, apenas 1 educador; 1 administrativa; 1 colaboradora dos serviços gerais colocaram situação de assistência à Família com filhos com menos de 12 anos. Todos os restantes trabalhadores estão ao serviço mostrando-se disponíveis para colaborar com todas as medidas que devem e têm que ser implementadas neste momento difícil para toda a população. Em relação aos horários da Equipa Educativa, temos o horário elaborado para iniciar no dia 30 do presente mês, onde vão existir turnos de 12 horas contínuas durante 7 dias com a mesma Equipa, alternando de 7 em 7 dias a Equipa Educativa. Esta medida tem como objectivo diminuir o fluxo de entradas e saídas dentro das Casas de Acolhimento.
As nossas principais medidas de contingência passam essencialmente por a existência de um quarto de isolamento; sistemas de limpezas e higienização regulares em todas as divisões das Casas, corrimões, puxadores, etc; Utilização de luvas e lavagem de mãos de acordo com as orientações; Todos os fornecedores devem entregar as mercadorias à porta da Instituição; todas as visitas a ambas as Casas foram suspensas, privilegiando-se os contactos em vídeo chamada ou Skipe. Todos os colaboradores ao chegarem ao local de trabalho têm também o cuidado de se desinfectar de forma segura antes de qualquer contacto com qualquer colega ou criança e jovem.
A Associação Casa Juvenil Nossa Senhora de Assunção irá mover todos os esforços possíveis para manter ambas Casas de Acolhimento em segurança e manter a sua actividade diária dentro do normal, promovendo os maiores cuidados de protecção às nossas crianças e jovens. Também estamos disponíveis para colaborar com toda a população em situação de urgência e se assim for necessário.

A Direcção.