Click na Imagem

segunda-feira, 16 de março de 2020

ARRONCHES – Situação actual das restrições no Concelho de Arronches, pelo COVID-19

Dada a dimensão que o COVID-19 está a atingir (448 casos, 117 novos nas últimas 24 horas) aumentam as medidas para a contenção da pandemia. Para além, das normas decretadas quer pelo Governo, como as recomendações da OMS/DGS, os Municípios também vão adoptando as medidas que têm por convenientes. 




A grande maioria dos restaurantes no concelho de Arronches, um dos motores da economia local, estão a optar face à escassez de clientes e indo de encontro as normas estabelecidas, encerrarem. Outros como o caso da ‘A Estalagem’,  ‘A Cabana’ e Atlético têm à disposição dos clientes o serviço de Take Away, para o que devem contactar através de telefone, email ou páginas de facebook. 


Os supermercados em Arronches também com o disposto na portaria nº 71/2020 do Diário da República, não devem ultrapassar um cliente por cada 25 m2.

O Minipreço mantêm a porta encerrada, entrado os clientes que estão sujeitos a fila no exterior, a um máximo de 12 clientes dentro do estabelecimento. O serviço da cafetaria continua a funcionar, contando para o número estabelecido. O Horário mantêm-se, apenas passando a encerrar às 19 horas em vez das 20 horas como era habitual
Quanto ao ‘Meu Super’ a loja admite para o seu espaço um máximo de 14 clientes e tem o seguinte horário: de 2ª a 6ª feira das 8 às 13 horas e na parte da tarde das 14 às 19 horas. Sábados e domingos das 8 às 13 horas. As mesas (3) do serviço de cafetaria (encerrado) não podem ser utilizadas. Para os habitantes mais debilitados e que não podem sair de casa, 'O Meu Super', recebe os pedidos, por telefone 939 980 056, procedendo depois à respectiva entrega. Outro estabelecimento que tomou medidas preventivas é a ‘Casa Bigares’, cujas encomendas podem ser feitas pelo telefone ou outro meio, recebendo depois os pedidos à porta para que não haja aglomeração de pessoas dentro do estabelecimento. 
Câmara Municipal de Arronches irá manter-se em funcionamento, encontrando-se suspenso o atendimento presencial, estando os serviços assegurados através de contacto telefónico ou e-mail.
De modo a que se possa evitar a propagação da infecção por Covid-19, o Município de Arronches reforçou as medidas de prevenção adoptadas na passada quinta-feira, suspendendo a partir de hoje, dia 16 de Março, o atendimento presencial nos Paços do Concelho, bem como no Parque de Máquinas afecto à autarquia. 
Apesar destas novas medidas, os serviços do Município continuam a funcionar, devendo, em caso de necessidade, a população entrar em contacto com a Câmara Municipal através de contacto telefónico, pelo número 245 580 080 ou através de correio electrónico, pelo endereço geral@cm-arronches.pt, até para esclarecimento de qualquer dúvida.
Compreendendo a grave situação que o país e o mundo atravessam, a autarquia garante também aos seus munícipes que existirá flexibilidade nos prazos de pagamento de serviços como água ou rendas, entre outros, para que ninguém fique prejudicado pela suspensão do atendimento presencial na Câmara Municipal.
Neste dia, as Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros também adoptaram semelhantes medidas, sendo que ficam cancelados os mercados municipais que teriam lugar em Assunção e Esperança, ficando também suspensa a realização da Caminhada da Primavera agendada para dia 22 de Março na Freguesia de Esperança.
Ainda parte das medidas adoptadas neste dia, o Município de Arronches procedeu também ao corte nas fronteiras (barreiras físicas) no Caminho Municipal 1107, que liga Portugal e Espanha, mais propriamente a Parra à localidade de La Tojera e também na fronteira do Marco. 

A autarca adiantou-nos que estavão a ser feitos esforços para que os concelhos do Alto Alentejo que têm fronteira com Espanha, sejam encerradas, para o que farão chegar ao Governo a posição dos Presidentes de Câmara envolvidos. 
Na vizinha La Codosera, onde estivemos há pouco, em conversa com um oficial da Guarda Civil, está proibida toda a circulação de pessoas pelas ruas da localidade, apenas sendo permitido deslocações a supermercados, onde há fila à porta, farmácias e outros serviços essenciais. Ainda segundo a mesma fonte, estão a ser mandados parar os veículos para que possam "atestar a necessidade da sua circulação. Quando ao encerramento da fronteira não há por enquanto qualquer medida por parte das autoridades espanholas, mas que pode serem tomadas a qualquer momento, como do lado português", afirmou-nos o agente da autoridade espanhola. 
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, acabou de informar sobre o encerramento das fronteiras com Espanha. Apenas passarão no controle policial os transportes essências para e economia e os cidadãos que se justifique. A medida em coordenação com o governo espanhol entra em vigor às 23 horas de hoje (dia 16 de Março).
Estas notícias estão em permanente actualização. Para os contactos dos estabelecimentos podem obter essas informações através do Noticias de Arronches (papel).