Click na Imagem

terça-feira, 15 de maio de 2018

Operação Baco - Fiscalização da condução sob influência de álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR), a partir de hoje, e até 28 de Maio, intensifica a fiscalização da condução sob influência de álcool, com o objectivo de prevenir a sinistralidade rodoviária e aumentar o sentimento de segurança dos utentes da via.



As acções de fiscalização serão direccionadas para as vias onde as infracções por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, estando empenhados militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito. 
Desde o início do ano e até ao dia 13 de Maio, foram fiscalizados cerca de 540 mil condutores, tendo sido registados 8 239 excessos de álcool, dos quais 3 332 exerciam a condução com uma taxa crime igual ou superior a 1.2 gramas por litro (g/l).
A condução sob a influência do álcool é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, pelo que importa esclarecer que o risco de envolvimento em acidente mortal aumenta, quanto maior for a concentração de álcool no sangue: 0,50 g/l - o risco aumenta 2 vezes; 0,80 g/l - o risco aumenta 4 vezes; 0,90 g/l - o risco aumenta 5 vezes; 1,20 g/l - o risco aumenta 16 vezes.
Perante estes números, a GNR continuará a intensificar acções de fiscalização no âmbito da condução sob a influência do álcool, no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.