Click na Imagem

quinta-feira, 31 de maio de 2018

GNR - Operação Campo Seguro – Fase I


A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 1 de Junho e 31 de Julho, intensifica o patrulhamento nas explorações agrícolas, em todo o território nacional, com o objectivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos em particular, com especial atenção aos acidentes com tractores agrícolas e possíveis situações de tráfico de seres humanos.

Durante a operação a GNR vai promover acções de informação e sensibilização junto das comunidades rurais, muito especialmente dos agricultores, sobre medidas de prevenção e protecção contra furtos, em particular contra o furto de cortiça, ou outros produtos agrícolas, cobre e outros metais não preciosos.
 Os militares, atendendo ao número de acidentes mortais, que envolvem veículos agrícolas, irão sensibilizar os utilizadores de tractores e máquinas agrícolas, para as regras de segurança inerentes à condução e utilização de tais veículos, dando primazia ao contacto pessoal.
 No intuito de garantir que as diversas campanhas agrícolas decorram num clima de segurança, a GNR, vai desenvolver acções de policiamento de proximidade e de fiscalização, empenhando militares de diferentes valências, nomeadamente, dos Comandos Territoriais, do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente, da Investigação Criminal e da Unidade de Acção Fiscal, existindo ainda um reforço do patrulhamento a cavalo. Para fazer face à criminalidade transfronteiriça serão efectuadas acções de fiscalização em coordenação com a Guardia Civil.