Click na Imagem

sábado, 6 de outubro de 2018

Município de Arronches continua entre os melhores do país

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses confirma boa gestão financeira do Município em 2017.

A Ordem dos Contabilistas Certificados divulgou, recentemente, o Anuário Financeiros dos Municípios Portugueses referente ao ano de 2017. Este trabalho, da autoria de 3 professores Universitários, pretende fazer uma "radiografia" dos 308 municípios portugueses, destacando vários aspectos respeitantes à gestão financeira. 

Neste estudo e a nível global, o Município de Arronches surge no 10º lugar nacional dos municípios de pequena dimensão e em 1º lugar ao nível dos municípios do distrito de Portalegre com um total de 1388 pontos em 1900 possíveis.
Dos vários aspectos analisados, destaca-se o capítulo dos "Municípios com Melhor Índice de Liquidez" no qual Arronches surge em 2º lugar a nível nacional com uma percentagem de liquidez de 3043%, sendo apenas ultrapassado pelo município de Portei.
No que respeita ao "Grau de Execução da Despesa Relativamente aos Compromissos Assumidos", o Município de Arronches ficou colocado em 3º lugar a nível nacional e 1º a nível distrital, com um grau de execução de 173,9% tendo apenas à sua frente os Municípios de Amadora e Albufeira.
No mesmo documento, o Município de Arronches surge também em lugar de destaque noutros itens, nomeadamente nos "Municípios com Maior Grau de Execução do Saldo Efectivo na Óptica dos Compromissos" (16.º Lugar); nos "Municípios com Melhor Grau de Cobertura das Despesas" (10.º lugar); nos Municípios com Menor Peso do Passivo Exigível no Activo" (19.º lugar); e nos "Municípios com Menor Prazo Médio de Pagamentos" (4 dias).
Os dados agora divulgados revelam, inequivocamente, que o Município de Arronches teve no ano de 2017, há semelhança dos anos anteriores, um excelente desempenho a nível financeiro, reflectindo uma gestão rigorosa e eficiente dos dinheiros públicos.
É nesta óptica que o executivo municipal continuará a trabalhar, fazendo obra e garantindo, simultaneamente, a saúde financeira do Município.

(texto-GCCMA-foto|N.A.)