Click na Imagem

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

5 de Outubro a comemoração do 108 anos da implantação da República

Comemora-se hoje a implantação da República, que representou para o país o fim do regime monárquico no ano de 1910. 



A implantação da República Portuguesa ficou a dever-se primeiro a um movimento de cidadãos insatisfeitos com a monarquia e o seu regime sucessório, tendo sido apoiado pelo exército. 
A República em Portugal não foi um mar de rosas pois dividiu muitos portugueses e, ainda hoje, existe embora em número menos significativo apoiantes da monarquia.
Houve bastante resistência em algumas cidades por parte dos monárquicos, com enfrentamentos fraticidas, acabando as forças armadas por se imporem e ser formado um governo provisório chefiado por Teófilo de Braga enquanto o rei acabou por se exilar na Inglaterra.
Em pleno século XXI a monarquia está ainda vigente em alguns países na Europa, embora assente num sistema parlamentar.
O primeiro Presidente da Primeira República foi Manuel de Arriaga, eleito a 24 de Agosto de 1911.
O feriado nacional que se comemorava a 5 de Outubro para assinalar a data, foi eliminado pelo governo de Passos Coelho em 2012 com a intervenção da Troika, sendo novamente reposto por acordo da maioria no parlamento em 2016.
O acto da comemoração tem mais repercussão na capital do país, onde hoje na Praça do Município, houve parada militar e os discursos do Presidente da República, Primeiro-ministro e Presidente da Câmara Municipal de Lisboa com maior destaque, numa altura conturbada com a nomeação da nova Procuradora Geral da República e o caso das armas de Tancos.
Aqui pelo interior esquecido e desertificado, foi mais um dia feriado que a população aproveitou para alguns afazeres ou, então, se a bolsa assim o permitiu, fazer umas mini-férias.