Click na Imagem

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Comissão Política de Secção (CPS) de Portalegre do PSD, retira confiança política a Armando Varela

A Comissão Política de Secção de Portalegre do PSD emitiu um comunicado que fez chegar hoje às redacções da comunicação social em que afirma ter deliberado por unanimidade retirar a confiança política ao vereador Armando Varela


"Em reunião ordinária de 22 de Outubro de 2018, a Comissão Política de Secção (CPS) de Portalegre do PSD deliberou, por unanimidade, emitir nova recomendação ao Vereador eleito pelas listas do PSD à Câmara Municipal de Portalegre, Armando Varela, para que assumisse publicamente o término do “Acordo tripartido para governação do Concelho de Portalegre” e para que renunciasse formalmente aos pelouros que lhe foram atribuídos, com base nos pressupostos expressos no comunicado emitido a 2 de Outubro de 2018 por esta CPS. 
Esta segunda e última recomendação validava a posição dos militantes reunidos em Assembleia de Secção a 11 de Outubro de 2018 e retratava igualmente a indicação resultante da reunião extraordinária de mediação que ocorreu a 18 de Outubro de 2018.
Apesar de todos os esforços e disponibilidade para dialogar desenvolvidos por parte da CPS – órgão de direcção política permanente das actividades do Partido a nível de Secção (Concelhio) –, e respeitando uma decisão herdada da anterior CPS e de quem é titular do mandato, entendeu esta CPS, pelas razões que são do conhecimento geral (saída da CDU do “Acordo tripartido para governação do Concelho de Portalegre”), não se encontrarem reunidos os pressupostos básicos considerados na génese do acordo (estabilidade governativa na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal) e de forma cordata recomendou ao Sr. Vereador Armando Varela que publicamente assumisse o término do acordo e abdicasse dos pelouros que lhe foram atribuídos a tempo inteiro.
Entre silêncios e explicações para validar a continuidade de uma situação que não foi sufragada, entre distanciamento consciente ou inconscientemente provocado face ao trabalho da CPS, entendeu esta CPS que chegou o momento de decidir de forma determinada pelo afastamento de conveniências e estratégias ou interesses pessoais, que nos possam deixar reféns na nossa acção política. Entendemos que os princípios de lealdade, solidariedade e respeito foram largamente ultrapassados e ultrajados com uma sequência de episódios bizarros, protagonizados por quem não faz da sua experiência política uma mui nobre e digna acção ao serviço da comunidade.
De forma inequívoca, não nos revemos nesta proximidade à CLIP de que o Sr. Vereador não quer abdicar. Revemo-nos nas palavras do Sr. Presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Rui Rio, quando assume indubitavelmente que o PSD não é muleta do poder, o PSD é um partido do poder.
Assim, o PSD Portalegre deliberou por unanimidade retirar a confiança política ao Sr. Vereador Armando Varela, demarcando-se formal e institucionalmente das respectivas posições políticas e decisões executivas.
Trabalharemos em prol de Portalegre e dos Portalegrenses visando o progresso e a melhoria das condições de vida, fazendo uma oposição séria com a apresentação de propostas e projectos estruturantes e concretos para a cidade e para o concelho.

José Manuel Pires Cavalheiro, Militante N.º 178795
Presidente da Comissão Política de Secção de Portalegre do PSD