Click na Imagem

segunda-feira, 20 de março de 2017

Festival da Lampreia em Mação, a gastronomia em torno de uma iguaria

A Câmara Municipal de Mação organiza de 25 de Fevereiro a 2 de Abril o Festival da Lampreia que envolve nove restaurantes do concelho.


Uma viagem a este local como reconhecimento do Dia do Pai, é mais do que degustar essa iguaria da gastronomia portuguesa, que vem do Minho, passa por Coimbra, Mação e termina por exemplo em Reguengos de Monsaraz, mas também desfrutar da paisagem desta região.
De entre a vasta lista de restaurantes aderentes, escolhemos “O Bigodes”, um restaurante com um certo encanto pela localização e decoração e, segundo o Amigo José (o dono do restaurante… e do bigode que lhe dá o nome), também conhecido das gentes de Arronches que já por ali passaram.
Da cozinha e com a mão maestra da cozinheira, esposa e mãe dos homens da casa, saiu a lampreia e o arroz, acompanhado por um branco que no seu rótulo pode ter muitas distinções. Suave na boca, de sabores florais, o companheiro perfeito para acompanhar o “Arroz de Lampreia”.
Depois de almoçar e para ajudar a digestão, aconselhamos uma visita à praia fluvial. Um exemplo de como o interior pode oferecer a tranquilidade de uma praia que não encontramos nos grandes centros populacionais.
Já sabe se puder, porque o festival só termina no princípio de Abril, vá até à Ortiga/Mação e aproveite para degustar a lampreia, as enguias ou, porque não, o sável.