Click na Imagem

domingo, 19 de março de 2017

Caminhada da Primavera na Freguesia de Esperança


A Junta de Freguesia de Esperança organiza todos os anos esta caminhada, para assinalar a chegada da Primavera. Na realidade o tempo brindou-nos com um autêntico dia de Primavera, com uma temperatura a rondar o 22º.

Esta caminha está incluída no projecto "Alentejo feel nature" integrado no Parque Natural da Serra de São Mamede. Uma formação montanhosa de mais significativa dimensão a sul do Tejo. Isto pela sua localização geográfica como pelos seus 1.000mts de altitude que pode atingir, segundo a Natural.pt.
Este percurso de Esperança (PR1ARR), de 15,2 km, um percurso em natureza, é considerado circular, algo difícil pelo acidentado em alguns locais, e pode-se atingir entre os 304 e os 408 mts de altitude.
A partida foi dada pouco passava das nove da manhã de hoje (19 de Março - Dia do Pai), frente à junta de Freguesia de Esperança. As inscrições atingiram os 127 elementos (houve alguns que não compareceram), vindos do concelho e de localidades limítrofes. Carla Dias a técnica do Município, organizou o grupo para dar início à marcha rumo à Água de Raíz.
O Notícias de Arronches na nossa viatura (4x4) foi "abrindo" caminho pelos trilhos, parando em pontos estratégicos de grande beleza, onde a fauna e flora, nos surpreenderam a cada momento (como ilustram as imagens), rumo às pinturas rupestres, onde houve uma pequena paragem para reabastecimento e visita (pelos mais corajosos) às grutas para verem as pinturas rupestres deste que é considerado um dos maiores núcleos da Península Ibérica).
Depois foi rumar a locais como o Monte de Bode, Monte Carcavão (novo reabastecimento de água e fruta) Cova do Góis ou Troviscais.
Já com muitos quilómetros nas pernas, os caminheiros terminaram no Centro Cultural de Esperança, para desfrutarem de um almoço convívio.