Click na Imagem

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

PROVERE – InMotion apresentado na Câmara Municipal

Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e Município de Arronches apresentam o projecto aos agentes económicos do concelho.




A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é uma entidade que, aumentando a coesão municipal, visa defender os interesses dos Municípios do Distrito de Portalegre, sendo o desenvolvimento sustentado e integrado da região um dos objectivos a que se propõe.
É justamente no desenvolvimento regional que assentam as bases do projecto PROVERE – InMotion. Estes ‘Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos’ procuram projectos inovadores que impulsionem a economia local, regional ou nacional, obedecendo estes a Estratégias de Valorização Económica de Base Territorial, tais como serem promovidos por um consórcio de instituições da região, incidindo sobre a mesma o projecto, promoverem a melhoria da competitividade territorial através da valorização económica de recursos endógenos, além de fomentarem a cultura e prática da parceria e do trabalho em rede. Estes terão também de assegurar a valorização de recursos através de projectos âncora.
Um desses projectos âncora é o ‘Alentejo Feel Nature’, elaborado numa parceria entre a CIMAA, os Municípios, as Juntas de Freguesia e outros Gestores/Parceiros de Infraestruturas. Partindo de princípios como conservação da natureza, promoção da biodiversidade e valorização económica do espaço rural, o ‘Alentejo Feel Nature’ criou uma rede de percursos em natureza, um pouco por todo o distrito, impulsionando a região como destino internacional de turismo de natureza.
É precisamente um desses percursos que se localiza no concelho de Arronches, estando situado na Freguesia de Esperança, e o troço delineado para se apreciar, quer os casarios típicos da aldeia, como o Centro de Interpretação de Identidade Local, a fronteira com Espanha, as Pinturas Rupestres, bem como as belíssimas paisagens do Parque Natural da Serra de São Mamede.
Para esta apresentação foram convidados os agentes empresariais do concelho que ouviram as explicações de Manuela Murteira, técnica da CIMAA, que se deslocou ao Município de Arronches, onde apresentou o projecto, numa sessão que contou com a presença do executivo municipal, nas pessoas da sua presidente, Fermelinda Carvalho, vice-presidente, João Crespo e vereador José Bigares.