Click na Imagem

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Entidades responsáveis pela Protecção Civil do Concelho de Arronches reunidas no Salão Nobre da Câmara Municipal.

Realizou-se no passado dia 24 de Fevereiro, mais uma reunião do Centro de Coordenação Operacional Distrital de Portalegre, dando assim seguimento à prática que tem levado a cabo em reunir com as Câmaras Municipais. Desta feita, foi o Município de Arronches o anfitrião da sessão, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
À mesa presidida pela edil de Arronches, Fermelinda Carvalho, por Belo Costa, Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Portalegre, por João Silva, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e por Nelson Velez, técnico do Município, juntaram-se outras entidades competentes, como o caso de Luís Marino, Comandante do Posto de Guarda Nacional Republicana de Arronches, Nuno Costa, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Arronches e Mário Moura, em representação da Força Especial de Bombeiros.
Estiveram também presentes o Vice-Presidente do Município de Arronches, João Crespo, o Presidente da Junta de Freguesia de Assunção, José Louro e Sílvia Félix, Segunda-comandante Operacional Distrital.
 Na sessão, foi analisada a situação actual do Distrito de Portalegre, sendo abordado mais pormenorizadamente o Concelho de Arronches, nomeadamente as ocorrências no mesmo, quer em termos de acidentes, quer em termos de incêndios, analisando-se seguidamente as suas causas e apresentando soluções para os mesmos. No seguimento deste tema, foi também esclarecido o funcionamento dos agentes de protecção civil do concelho.
O técnico do Município informou que o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil se encontra em revisão tendo como base a nova directiva relativa aos Critérios e Normas Técnicas Para Elaboração e Operacionalização de Planos de Emergência e Protecção Civil. Explicou também o Plano Operacional Municipal, aprovado por unanimidade, onde apresentou algum do trabalho levado a cabo pelo Município e reconhecido tanto pelo ICNF, como pela ANPC.