Click na Imagem

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Festividades de São João e Feira de Actividades Económicas não se realizam em 2020

O Município de Arronches entende não estarem reunidas as condições para a realização das Festas de São João e Feira de Actividades Económicas. 




As tradicionais festas de São João e a Feira de Actividades Económicas são os dois principais eventos culturais e económicos do concelho de Arronches e atraem ao nosso concelho milhares de pessoas nos meses de Junho e Julho de cada ano.
As primeiras, de cariz mais popular, expoente máximo da tradição de celebrar o São João, incluindo as celebrações do Feriado Municipal, são motivo para a deslocação dos muitos Arronchenses que vivem fora do concelho e que, nesta ocasião, se deslocam para reencontrar a sua família.
A FAE, sendo um evento que pretende dinamizar a economia local e mostrar o que de melhor o concelho de Arronches tem para oferecer nos vários sectores da economia, é, também um evento marcadamente cultural por onde desfilam os melhores artistas musicais nacionais e locais, atraindo milhares de visitantes ao concelho.
No entanto, a situação que se vive, no país e no mundo, provocada pela COVID-19 tem obrigado à adopção de medidas que limitam ou restringem a realização de variadas actividades e eventos como forma de prevenção da propagação desta terrível doença.
Neste sentido, no cumprimento das indicações da Direcção Geral de Saúde e do estabelecido pelo Governo de Portugal, a Câmara Municipal, na reunião realizada na passada segunda-feira, entendeu não estarem reunidas as necessárias condições para a realização, este ano, destes emblemáticos eventos do nosso concelho, pelo que os mesmos estão cancelados.
Esta posição da Câmara Municipal estende-se também aos eventos que já se encontravam agendados, nomeadamente, o evento desportivo São Mamede Granfondo cuja realização estava prevista para o mês de Junho e a Exposição Canina do Alto Alentejo, que se realizaria no início do mês de Setembro.
Estamos convictos de que esta decisão é a que melhor salvaguarda a saúde dos nossos munícipes e de todos os que nos visitam nestas ocasiões festivas, pelo que pedimos a todos a melhor compreensão pela decisão tomada.
No próximo ano teremos, com toda a certeza, o regresso destes tão importantes eventos que muito dignificam o nosso concelho e as suas gentes.
Cabe a cada um de nós contribuir para que tal aconteça cumprindo as orientações das autoridades de saúde pública.(Fonte-GCCMA)