Click na Imagem

domingo, 3 de maio de 2020

Comemora-se hoje ‘O Dia da Mãe’ e da Imprensa Livre

Remonta à antiga Grécia e a Roma, a comemoração pela primavera, em honra de Rhea mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas à Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
O Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de Maio. 

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de Dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de Maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de Maio.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para elas, de forma a mostrarem o quanto gostam de suas progenitoras e agradecer todo o empenho e dedicação delas, porque as consideram a mulher mais importante das suas vidas, aquela que lhes deu o ser, que os amamentou e defendeu, qual fêmea defende a sua cria.


Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 


O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é celebrado no dia 3 de Maio. A data foi criada em 20 de Dezembro de 1993, com uma decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas e celebra o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e marca o dia da Declaração de Windhoek, uma afirmação feita com jornalistas africanos em 1991 afirmando os princípios da liberdade de imprensa junto com à UNESCO
A UNESCO marca as comemorações do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa premiando um indivíduo, organização ou instituto que contribuiu para a defesa da liberdade de imprensa pelo mundo, mesmo enfrentando perigos, com o prémio Unesco/Guillermo Cano Liberdade de Imprensa. O nome do prémio é uma homenagem a Guillermo Cano Isaza, um jornalista colombiano assassinado às ordens de Pablo Escobar em frente do prédio do jornal onde trabalhava, o 'El Espectador'.