Click na Imagem

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Comemorou-se ontem o ‘Dia Internacional do Enfermeiro’ a classe profissional mais atingida pela pandemia.

Se não fôra a pandemia do COVID-19, o dia em que internacionalmente se reconhece esta profissão, na maioria dos órgãos de comunicação passaria despercebido.

No ‘Dia Internacional do Enfermeiro’, soube-se que esta é a classe mais afectada em Portugal. Dos 3148 profissionais de saúde infectados, 834 são enfermeiros, 468 médicos, 760 assistentes operacionais e 150 assistentes técnicos.
O ser humano tem virtudes.. mas muitos defeitos, entre eles a hipócrisia. Agora que necessitamos mais do que nunca dos enfermeiros, falamos do seu dia internacional, batemos-lhes palmas à porta dos hospitais ou fazemos-lhes serenatas, não amorosas, mas de reconhecimento. Tudo isto é válido mas, basta andar um pouco para trás, para nos recordarmos da forma com muitas vezes, num passado recente, eram desrespeitados nos seus postos de trabalho e, em alguns casos, até serem agredidos.
Em conversa que tivemos oportunidade de estabelecer com alguns deles, dizem que apenas cumprem com o seu dever de profissionais, o que pedem é que os respeitem,utentes e o poder.
Esperamos que o comportamento destes tempos de dificuldades, se mantenha no futuro para com estes profissionais da saúde.