Click na Imagem

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

As bandeiras do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis-OAFR

Não temos procuração para o fazer mas, como órgão de comunicação social, temos o dever e a obrigação, de chamar para o debate, determinados assuntos que nos parecem merecedores de alguma atenção, por parte de quem por direito deve corrigir estas apreciações. 



Recentemente o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) difundiu numa nota, a notícia sobre os Municípios distinguidos em 2018.
“O OAFR salientou que 2018, com 130 municípios, foi o ano com maior número de participantes no seu inquérito anual e que 70 deles foram distinguidos com a "bandeira verde" por práticas efectivas de apoio às famílias”.
Nessa mesma nota diz Isabel Paula Santos responsável pelo Observatório, “a distinção justifica-se porque estas Câmaras "foram absolutamente inovadoras quando iniciaram as práticas de apoio às famílias", como "os tarifários familiares da água, os bancos de manuais escolares, os ATL gratuitos, as redes de transportes e outras iniciativas que, à época eram verdadeiramente pioneiras”.
Diz que “O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social”.
Conhecendo como conhecemos a realidade do Concelho de Arronches, naquilo que sempre foi as suas preocupações nas áreas avaliadas, ou andam muito distraídos, ou então, nem sabem onde fica Arronches. Não é que nos façam falta mais bandeiras, mas julgo que, o que faz falta, é olharem para os pequenos concelhos do interior e o muito que fazem com os seus pequenos orçamentos em relação às autarquias das grandes cidades.
(Fernando Neves Marques-Director)