Click na Imagem

domingo, 17 de junho de 2018

São Mamede Granfondo, uma prova ciclistica com 160 km e que envolveu 600 atletas

Na génese deste projecto o São Mamede Granfondo está o objectivo de dar a possibilidade a todos os amantes de bicicletas que pretendem conhecer e desfrutar de uma região única, o Parque Natural da Serra de São Mamede.

Num dia de muito calor como foi este 17 de Junho, 600 ciclistas partiram de Santo António das Areias às 9 horas, para fazerem 164 km até chegarem a meia da tarde a Marvão. A prova foi composta por 160 km – Granfondo / 95 km - MedioFondo / 65 km – MiniFondo
“O São Mamede GRANFONDO SERIES foi essencialmente uma sintonia entre o desporto, a cultura, a tradição, a riqueza e a diferenciação da região em que se insere. Permitiu aos participantes desfrutarem de um evento de bicicletas, que para além de mostrar o melhor desta área protegida, permitiu desfrutar ao mesmo tempo, de um evento que pretendeu envolver durante dois dias não só participantes, como famílias e amigos, através de actividades culturais e gastronómicas”. 
O percurso compreendeu a passagem por locais como Castelo de Vide, Alegrete, Vale de Cavalos, Arronches, Caia, Reguengo, Alvarrões, Portagem e chegada a Marvão. Tudo este percurso feito em pleno PNSSM, sempre com a Serra como fundo e podendo desfrutar de “um espaço que, desde logo, nos surpreende pela diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e do elenco florístico presente.
O simples jogo de altitude e das variedades de exposição, o virar-se para norte ou para sul, reflectem-se no coberto vegetal que espelha, de forma clara, as influências atlânticas e mediterrânicas. À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais com realce para as aves de presa”, afirmou a Associação de Desporto e Aventura de Portalegre, organizadora do evento. 
Por Arronches os ciclistas passaram entre as 12 e as 14 horas, com abastecimento na Praça da República, frente ao edifício da Câmara Municipal. De recordar que o Município de Arronches apoiou esta iniciativa que, em 2020, terá como epicentro a Vila de Arronches.