Click na Imagem

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Programa “Aldeia e Pessoas Seguras”

Do Ministério da Administração Interna chegou à nossa redacção, o  Programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” que está já a ser implementado em 700 aldeias dos 189 municípios que possuem freguesias de risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. 



“Foram designados 700 Oficiais de Segurança da Aldeia e identificados 350 locais de abrigo/refúgio. O Oficial de Segurança da Aldeia tem como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer acções de sensibilização junto da população.
Estão também a ser sinalizados os caminhos de evacuação nos aglomerados populacionais, tendo sido elaborados 260 planos de evacuação. A partir de hoje, vai ser intensificada a distribuição de kits de auto-protecção pelas aldeias, bem com da sinalética para indicação dos caminhos de evacuação.
Nas acções de sensibilização realizadas no terreno estiveram envolvidas mais de 10 mil pessoas.
A execução do Programa “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” resulta de um protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).
Nesta conjugação de esforços entre o Poder Central e o Poder Local, pretende-se: Incentivar a participação das populações e reforçar a consciência colectiva de que a protecção e a segurança são responsabilidades de todos; Apoiar o poder local de forma a promover mais segurança; Contribuir para a salvaguarda de pessoas e bens; Implementar estratégias de protecção de aglomerados populacionais face a incêndios rurais; Criar dinâmicas e hábitos com base no conceito de auto-protecção; Familiarizar as populações com as condutas adequadas a observar em caso de evacuação ou confinamento, treinando-as para esse efeito; Sensibilizar para a adopção de práticas e comportamentos que minimizem o risco de incêndio rural e aumentem a segurança das comunidades
Para uma eficaz e simples implementação do programa, a ANPC desenvolveu um Guia de Apoio à Implementação - https://www.portugal.gov.pt/download-ficheiros/ficheiro.aspx? V=7b53bbc8-f205-4a59-9e43-b3e59b9217bc - para que, em conjunto com os municípios e as freguesias, as medidas estejam em curso de forma célere, adaptadas à realidade local.
No âmbito destes programas foram distribuídos por diversas entidades públicas cerca de 1 milhão de folhetos com medidas de auto-protecção. O folheto está igualmente a ser entregue nos 640 mil domicílios das freguesias prioritárias. Está também em curso uma campanha de informação na televisão, rádio e redes sociais”. (Foto - D.R.)