Click na Imagem

sábado, 7 de abril de 2018

ARRONCHES - Concerto Fijuna 18 - Estágio da Orquestra Filarmónica Juvenil do Norte Alentejano

Um magnífico concerto foi como o classificou o Vice-presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, que agradeceu a presença de todos, manifestando todo o empenho por parte da autarquia para apoiar estas iniciativas. 





Este Concerto de Páscoa, foi uma organização da Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre que promoveu um estágio a cerca de 70 jovens músicos das bandas de Nisa, Castelo de Vide, Portalegre, Alegrete, Crato, Alter do Chão, Elvas, Galveias, Santo Amaro (Sousel), e Ponte de Sôr e, temos para nós que foi um entre os melhores que nos foi dado assistir ao longo destes anos no Centro Cultural de Arronches. 
Este estágio contou com os apoios da Câmara Municipal de Arronches, Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros, tendo decorrido durante 3 dias no Centro Escolar Nª Sr.ª da Luz em Arronches.
Antes da actuação da orquestra Filarmónica Juvenil do N.A., o Presidente da Federação de Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre, Miguel Batista, agradeceu o apoio do Município, das juntas de freguesia (referindo que é primo do Presidente da Junta de Assunção, um apaixonado pela música) e a forma como foram acolhidos pela Directora do Centro Escolar, Professora Ana Maria Reis, assim como por todos os colaboradores do Centro Escolar. 
O concerto foi dirigido pelo maestro Francisco Paixão, se bem que em duas peças a orquestra foi dirigida por jovens maestros.
Sem desprimor para todos os intérpretes desta banda juvenil, queremos destacar a magnifica prestação dos elementos dos instrumentos de precursão, em especial na peça “O Gladiador”, pela sua grande qualidade. Aliás, qualidade essa que foi reconhecida pelo maestro Francisco Paixão e pelo Presidente da Federação, tendo este elogiado todos os músicos, maestros e monitores. Deixando no ar para breve a concretização do projecto da Orquestra Distrital. Aproveitou ainda Miguel Batista para incentivar a Escola de Música de Arronches na constituição de uma banda filarmónica. 
Mas não foi só do excelente concerto que tivemos oportunidade de desfrutar, pois a voz de Liliana, acompanhada pela orquestra, foi uma autêntica surpresa, onde se destaca a conhecida canção “don't cry for me Argentina”.
No final toda a plateia de pé, aplaudiu incansavelmente esta Orquestra Filarmónica Juvenil que tão bem representa o Norte Alentejano.