Click na Imagem

quarta-feira, 21 de março de 2018

“Portugal sem fogos” uma acção de sensibilização junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Arronches, em defesa da floresta

Sob o lema “Portugal sem Fogos” teve lugar ontem no auditório do Centro Cultural de Arronches, uma acção de sensibilização por parte do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente - SPNA- do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, que contou com a colaboração dos alunos do 1º,2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas de Arronches (que encheram o auditório), numa iniciativa do Município de Arronches.
O cabo Batista do SPNA e o Vereador do pelouro da Câmara Municipal de Arronches, Nelson Velez, conduziram este encontro cuja finalidade foi sensibilizar os jovens estudantes mas, sobretudo os encarregados de educação, sobre a forma de proteger a floresta dos incêndios. Como pano de fundo o elemento da GNR citou exemplos que se registaram nos fogos que deflagraram no passado Verão. 
A chamada de atenção para os jovens foi no sentido da limpeza dos terrenos, aos cuidados a ter com tudo aquilo que possa fazer deflagrar um incêndio, bem como os meios a serem utilizados se forem atingidos pelo fogo, ou quais os telefones a utilizar, como o 112 ou o 800 200 520.
Os jovens de hoje são muito mais desinibidos e, quando são confrontados com perguntas e respostas, por vezes são assertivos e deixam os adultos em situações “difíceis”. Um dos jovens perguntou “se nos dizem por um lado para não cortas as árvores, porque querem agora que sejam cortadas à volta das casas”. O Cabo Batista com um largo sorriso, acabou por dizer que a pergunta era pertinente e explicou o porquê da situação.