Click na Imagem

segunda-feira, 5 de março de 2018

Deputados Municipais visitam obras a decorrer no Concelho de Arronches

A convite do Presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Arronches, os Deputados Municipais, Presidentes de Juntas e os Vereadores do executivo, visitaram ontem pela manhã, as obras que estão a decorrer no Concelho de Arronches. 




Iniciaram a visitam ao “Ninho de Empresas” – 1ª fase, onde a Eng.ª Dulce Bigares prestou todos os esclarecimentos. Trata-se de uma obra que poderá vir a albergar pequenas empresas ou escritórios, cujo aluguer ronda pouco mais do que os 100€/mês. Dispondo de espaços comuns como sala para reuniões, sanitários ou pequena cafetaria. Nestas mesmas instalações podem ainda instalar-se duas empresas de pequena dimensão. Este “Ninho de Empresas” foi objecto de uma candidatura a fundos comunitário e o seu orçamento rondou pouco mais dos 400 mil euros. 
Da zona industrial a comitiva rumou ao novo percurso integrado no projecto de reabilitação e melhoramento das margens do Rio Caia, desde Porto Manes até à Ponte do Crato.
Depois do dia anterior ser dominado por chuvas intensas, o dia de ontem amanheceu com sol. Foi esse sol que fez com que os deputados se cruzassem com pessoas a desfrutar deste novo espaço ou, mesmo, a praticar desporto. Com alguém disse “os velhos do Restelo ainda não foi desta que viram a obra ir pelo caudal do rio abaixo”. Pode não ser a obra que colocaria todos de acordo, o que é inteiramente impossível nuns pais de arquitectos, engenheiros, doutores etc., etc.,. No entanto é melhor fazer algo, mesmo que depois tenha que haver rectificações, do que nada fazer.
O passeio pela margem do rio terminou junto às futuras instalações do Centro Interpetrativo da Ruralidade de Arronches (Museu Agrícola), uma obra no valor de 800 mil euros e financiada através do FEDER em 680 mil euros.
As instalações foram percorridas, podendo já vislumbrar-se embora de maneira rudimentar, o que será este museu. O Eng.º Eduardo Picado explicou aos presentes, que este Centro vai dispor de várias áreas como por exemplo, um espaço onde as crianças podem ter contacto com a terra e ferramentas, usadas num passado não muito distante. 
Igualmente terá a recepção, cafetaria e os espaços museológicos propriamente ditos, com a exposição de máquinas, alfaias agrícolas e todos os instrumentos por mais rudimentares, mas que faziam parte da actividade agrícola neste concelho. 
Após esta visita a caravana deslocou-se para a Freguesia de Esperança, juntou ao loteamento (21 lotes), onde foram prestados esclarecimentos e quais os objectivos deste projecto. A paragem foi aproveitada para mostrar o projecto das futuras instalações do Snack-Bar a ser construído na Freguesia dos Mosteiros, junto à ribeira, que irá ocupar o lugar do ali existente e que as chamas devoraram. Segundo a Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, se tudo correr dentro do previsto a obra estará concluída em Junho deste ano.
Esta manhã de visita às obras, terminou com um almoço no Restaurante “A Estalagem” que serviu para confraternização entre forças politicas diferentes mas, que no essencial, não divergem do que e necessário para este concelho.