Click na Imagem

terça-feira, 27 de março de 2018

O tempo na Semana Santa: frio e instável? Mais ao Norte e Centro do país.

Falta menos de uma semana para o início da Semana Santa e os modelos de previsão começam a mostrar com maior precisão o tempo que poderá estar na Páscoa. Aqui estão as últimas novidades! 






A Semana Santa viverá fases distintas em Portugal. O que nos dizem os modelos de previsão?
Nas últimas análises, pudemos verificar que o tempo na Semana Santa varia imenso, desde dias de calor imenso dignos de idas à praia, até lufadas de ar árctico que nos convidam a praticar Ski na Serra da Estrela. Associado à instabilidade primaveril, em que o ar sobe e desce muito rapidamente vão alternando dias tropicais com outros de um frio autenticamente polar. Neste momento, atendendo ao que os principais modelos de previsão estão a mostrar, parece que teremos alguma sorte – deverá estar mais sol do que nuvens ainda que o ar frio predomine.

Semana Santa 2018: De gorro e casaco?

O modelo do Centro Europeu de Previsão (ECMWF) prevê chuva abaixo dos valores ditos normais de precipitação em grande parte do território nacional. As únicas anomalias negativas observadas prendem-se com a precipitação, onde em praticamente toda a extensão da Região Norte bem como uma pequena parte da Região Centro, deverá chover significativamente, ainda que abaixo dos valores médios dos modelo. A suceder-se será apenas nos últimos dias da Semana Santa.(fonte-tempo.pt|foto-D.R.)