Click na Imagem

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Município de Arronches entre os melhores, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses – 2018 Finanças Municipais

Foi apresentado, no dia 30 de Outubro de 2019, o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2018. 



Apresentação do Anuário referente a 2018
Trata-se de uma publicação da responsabilidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA e do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho, coordenado pela professora Maria José Fernandes, onde a Ordem dos Contabilistas Certificados tem apoiado desde a primeira edição.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é uma referência independente na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local, onde é reflectida a análise económica e financeira das contas dos 308 municípios, relativas ao exercício económico de 2018.
De todos os indicadores apresentados, o município de Arronches é evidenciado em alguns deles, destacando-se em 1º lugar no ranking global dos municípios do Distrito de Portalegre, obtendo a melhor pontuação.
A nível nacional ocupa o 2º lugar do ranking global dos Municípios de pequena dimensão, com apenas 10 pontos de diferença para o 1º. Nesta classificação o Município de Arronches subiu 8 lugares em relação ao ano anterior.
Dos 308 Municípios Portugueses, Arronches ocupa o 1º lugar com o melhor índice de liquidez, com 5841%, registando-se uma diferença de 2284% para o 2º Município melhor colocado.
Dos 20 Municípios com melhor grau da despesa relativamente aos compromissos assumidos, Arronches ocupa também o 1º lugar, com um grau de execução na ordem dos 230%.
Ainda de referir que, no que respeita ao prazo médio de pagamento a fornecedores, o Município de Arronches figura entre os melhores do pais e o melhor do Distrito de Portalegre, com um Prazo médio de 5 dias.
Os resultados agora apresentados, por este estudo independente, deixa o Município em lugar de destaque a nível Nacional e Regional, comprovando o seu bom desempenho.
(Foto-D.R.)