Click na Imagem

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

A Reciclagem em Arronches…

Nos dias de hoje são muitos os incentivos à reciclagem, à necessidade de se fazer algo pela viragem do paradigma da produção de lixo e pelo combate a tudo o que contribui para as alterações climáticas… 



Sobre a Reciclagem no nosso Concelho, podemos considerar que se tem feito um bom trabalho, mas ainda há muito a fazer!
Dos 25 concelhos servidos pela Empresa VALNOR, S.A., Arronches apresenta-se no 16º lugar dos que mais reciclam, dado muito revelador do esforço de todos os habitantes do concelho, embora seja necessário melhorar ainda mais. De acordo com os dados da VALNOR, encontramo-nos muito abaixo do objectivo anual definido para reciclagem por habitante, 54Kg.
De realçar que de acordo com os dados de que dispomos, até Setembro de 2019 já ultrapassámos os valores totais de reciclagem do ano de 2018. Contudo, o total de reciclagem corresponde a apenas 34kg por habitante. As embalagens e metais (Ecoponto Amarelo) são as que apresentam o número mais reduzido de reciclagem, não chegando aos 7kg por habitante. No papel (ecoponto Azul) e no vidro (Ecoponto Verde) esse valor é um pouco mais elevado, mas continua aquém do esperado e desejado.
Todos estamos conscientes de que, muitas das vezes, o facilitismo toma conta da vontade e que nem sempre fazemos o que seria o melhor, mas vale a pena pensar nisso…
Quanto mais reciclarmos mais estamos a poupar no valor da factura do lixo. Tudo o que entra no veículo de recolha dos resíduos sólidos urbanos é pago, mas, se fizermos um esforço e separarmos o lixo e o colocarmos na reciclagem, estamos a poupar dinheiro, muito dinheiro e o ambiente agradece!
Vale a pena pensar nisso, vale a pena reciclar e vale a pena proteger o ambiente. Só assim poderemos melhorar e ser um Concelho ainda mais amigo do ambiente!