Click na Imagem

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Dia Mundial da Diabetes e da Qualidade

Para assinalar esta data o Centro de Saúde de Arronches levou a efeito no Centro Cultural de Arronches, uma iniciativa a que deu o nome (Con)Viver Melhor com a Diabetes. 




A alimentação e a actividade física como forma de prevenção e (con) viver melhor com esta doença, por vezes silenciosa que afecta milhões de pessoas em todo o mundo. Para isso a nutricionista deu vários exemplos entre eles a importância de ter em conta a ‘roda dos alimentos’ tão importante no controle da diabetes. 
Uma alimentação equilibrada e o exercício fisco, podem contribuir para não ser obeso, o que implica eventualmente não ser hipertenso, não ter problemas cardiovasculares e por arrastamento não ser diabético.
Para falar de todas estas componentes foram oradores na ‘Sala dos Chocalhos’, a nutricionista Ana Trindade, a Enfermeira Mónica Nunes e a fisioterapeuta Patrícia Rodrigues.
Hélder Arguelles da Padaria Arguelles encarregou-se de um showcooking, demonstrando que, com uma alteração nos ingredientes, os diabéticos podem comer por exemplo, o tradicional bolo finto.
Para este evento colaboraram o Município de Arronches, Junta de Freguesia de Assunção, Padaria Arguelles e a Associação (Con)viver Com a Diabetes sediada em Portalegre.
Para ouvir a entrevista (Podcast) com a Enfermeira Mónica Nunes click aqui