Click na Imagem

quinta-feira, 2 de maio de 2019

II CAMINHDA DA AMIZADE DA JUNTA DE FREGUESIA DE MOSTEIROS

Caminhar em plena natureza em alguns locais que se apresentam no seu mais puro estado, era um convite mais do que aliciante para a centena e meia (incluindo a Presidente da Câmara Fermelinda Carvalho e o vereador Paulo Furtado) que se juntou na manhã de ontem, para participar nesta ‘II Caminhada da Amizade’ na Freguesia de Mosteiros no Concelho de Arronches. 
Em frente ao edifício da Junta, o Presidente Diamantino Pinto na companhia de mais membros da Junta, saudou a presença de todos e agradeceu a colaboração (na aquisição das T-shirts) para que fosse possível a esta junta, a de menor população e capacidade financeira para realizar esta segunda edição. Terminando por desejar a todos uma boa caminhada e que terminaria com um almoço de confraternização nas instalações do Futebol Clube Mosteirense.
Carlos Cruz residente nesta freguesia, praticante de trail, conhece como ninguém estradas e caminhos, delineou uma caminhada de mais ou menos 10Km, na sua grande maioria em plena serra, que nos dava a sensação de caminharmos por paisagens de regiões tropicais, pela forma como arvoredo, flores e demais vegetação, nos transmitiam uma tranquilidade só possível com este contacto com a natureza. 
Para os menos preparados, não era uma caminhada fácil por alguma inclinação do terreno, mas tudo estava assegurado para que, caso surgisse alguma dificuldade para algum caminhante, prontamente fosse assistido pela equipa dos Bombeiros Voluntários de Arronches. De destacar a grande percentagem de senhoras que participaram, numa clara demonstração de que também elas, são cabazes de levar para além da sua condição de mãe, esposa e trabalhadoras, estas caminhadas. 
Pelo caminho, num belíssimo local esperava os participantes uma viatura do Município de Arronches para o recompor das forças, tendo água e peças de fruta para todos. Na última parte do percurso estava assinalado o ‘Pego do Inferno’, onde se encontravam alguns turistas a desfrutar de um banho não só nas suas águas cristalinas, como da paisagem aqui quase edílica.
Finalmente a chegada ao Campo da Basteira para desfrutar do merecido almoço confeccionado por óptimos cozinheiros, que não deixaram os seus reconhecidos créditos em ‘mãos alheias’.
O Notícias de Arronches agradece a colaboração do nosso amigo Raimundo, que nos transportou na sua viatura todo-o-terreno, pois só assim nos foi possível chegar a locais para fotografar que, de outra forma não seria possível.