Click na Imagem

quinta-feira, 9 de maio de 2019

As ‘7 Maravilhas Doces’…e alguns amargos

Ao escrever estas linhas não me move qualquer sentido regionalista nem paternalista. Não querendo ser ‘advogado em causa própria’, ou porque o Chef Luca Arguelles é arronchense e mantêm um espaço nesta publicação, que trago à coacção (imposição de vontade alheia) este tema dos nomeados para a última fase das ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’. 



Não posso nem devo ignorar os lobbys que se criam em torno destes eventos, a força das confrarias e dos regionalismos, como não posso ignorar que nós portugueses somos nesta matéria, muito conservadores. Tudo o que vai para além dos doces tradicionais ou conventuais é como uma heresia.
O Chef Luca não compete para obter prémios ou distinções. Ele compete consigo próprio todos os dias para se superar e apresentar cada vez mais e melhores produtos. O seu trabalho diário é o mais importante na busca constante da evolução na profissão e na promoção e divulgação da terra que o viu nascer.
A sua não inclusão com o ‘Queijinho de Arronches’ não é para ele, nem para o Município uma derrota. Antes pelo contrário, serve para demonstrar que outros valores mais altos se levantam. Todos nós, incluindo o Município, é nosso dever apoiar e congratularmo-nos por ter entre nós este talento, que podia estar em qualquer parte do Mundo e voltou à sua Arronches.
É verdade que o distrito está representado (AMEIXAS DE ELVAS Elvas; BOLEIMA DE PORTALEGRE Portalegre; FARTES DE PORTALEGRE Portalegre; PASTEL DE CASTANHA Marvão; QUEIJO DOURADO DE PORTALEGRE Portalegre; REBUÇADOS DE OVO DE PORTALEGRE Portalegre e SERICAIA Elvas) mas meus senhores, os que tiveram oportunidade de ver as fotos dos doces no capítulo da inovação, há alguns que nada têm de inovação com todo o respeito por quem os apresentou.
Inovação é o acto ou efeito de inovar. Aquilo que constitui algo de novo (novidade). Desenvolvimento e uso de novos produtos, métodos ou conceitos. (In Dicionário da língua Portuguesa). Não posso entender como inovar, pegar num produto já existente e transformá-lo ou, desconstrui-lo, como agora é usual.
O Notícias de Arronches sabe de fonte fidedigna, que alguns dos apurados não cumpriram com aquilo que eram as regras. Como por exemplo apresentar as fotos dos doces com a qualidade exigida ou, não terem identificado o produto final como o local que representava. Logo, deveriam ser excluídas essas candidaturas.
As ‘7 Maravilhas Doces de Portugal’ deixaram concerteza um pequeno amargo de boca, pois todos reconhecemos o valor e a qualidade dos produtos do Chef Luca. Como alguém disse, “o caminho faz-se caminhando” e o nosso conterrâneo ainda tem muito para dar à sua profissão e muitas alegrias a todos os apreciadores dos seus dotes de grande Chef Pasteleiro, que já calcorreou Mundo e deixou a sua marca.

Sobre o Chef Luca Arguelles

“Luca Arguelles Inicia a sua educação frequentando uma escola de hotelaria profissional e decide concentrar-se na alta gastronomia do Luxury Hotel and Resort, trabalhando para o FourSeasons Landaa Giraavaru (Maldivas), o Ritz-Carlton, Sintra (Portugual) e o ForteVillage Resort. Sardenha (Itália).
A sua sede de conhecimento e curiosidade sobre as novas tendências da pastelaria leva-o a frequentar uma das mais famosas escolas de pastelaria do mundo "A Escola de Culinária de Alain Ducasse", França (In Pavoni|Itália) ”.