Click na Imagem

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Caminhada/Romaria ao Rei Santo com temperaturas de Verão…e novas descobertas

Realizou-se ontem, dia 5 de Maio, com partida às 9h30 da Zona Desportiva de Arronches, mais uma tradicional caminhada ao Rei Santo, com a participação de caminheiros das Freguesias de Assunção, Esperança e Mosteiros, aos quais se juntaram outros vindos da vizinha La Codosera (Espanha). 








O percurso foi feito na sua totalidade pelo asfalto saindo de Arronches em direcção à Nave-Fria, Recanto, para terminar com a sempre custosa subida rumo ao alto, onde está instalada a capelinha dedicada ao Rei Santo. 
O esforço exigido é grande e os primeiros romeiros a chegaram ao alto no monte vieram de Esperança, seguindo-se os de Mosteiros e, por fim, os de Assunção pela distância a percorrer ser maior.
Como habitualmente e sempre que o tempo o permite, amigos e famílias reúnem-se abrigados do calor à sombra de sobreiros e azinheiras, onde preparam os seus petiscos. Para além disso está disponibilizado um serviço pelo Município com a indispensável imperial e o porco assado. 
Na oficialização da cerimónia religiosa, o Padre Fernando Farinha procedeu cerca do meio-dia à Missa e Procissão. Terminada a parte religiosa todos aqueles que 'heroicamente' conseguiram chegar ao fim desta caminhada, desfrutaram do descanso e do repasto ou que levaram ou, então, recorrendo ao que estava disponível, mas sempre com o espírito da partilha entre famílias e amigos que a todos convidam para um petisco e um copo de vinho, muitas vezes da sua própria produção caseira. 
Graças à busca constante do nosso leitor Armando Alves da Costa, que nos enviou informação importante sobre esta romaria, ficámos a saber que encontrou no “Dicionário Geográfico de Portugal, que já em 1748 à dita festa se refere, chamando-lhe então: "Senhor Rey Salvador", informação esta que muito agradecemos e deixamos nota (imagens) deste seu trabalho de pesquisa.

Click nas imagens