Click na Imagem

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Melhoria da competitividade do cluster aeronáutico da região transfronteiriça Andaluzia/Alentejo

No âmbito do projecto AERIS, cofinanciado pelo INTERREG V-A/POCTEP (Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) e que visa a integração e melhoria da competitividade do cluster aeronáutico da região transfronteiriça Andaluzia/Alentejo, decorreu no passado dia 10 de Janeiro uma visita de estudo ao aeroporto de Beja.


Na visita técnica organizada pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, em articulação com a ANA S.A., marcaram presença por parte do Alentejo representantes da ADRAL; do AEDCP - Cluster Português das Indústrias de Aeronáutica, do Espaço e da Defesa; do CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; do PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e da Universidade de Évora. Pela Andaluzia estiverem representadas: a Agência IDEIA - Agencia de Innovacion y Desarrollo de Andalucia, a Câmara de Comércio de Sevilha, a Fada - Fundación Andaluza para el Desarrollo Aeroespacial e a Universidade de Sevilha.
Recorde-se que com a implementação do projecto AERIS, pretende-se impulsionar o uso eficiente das infraestruturas físicas (centros tecnológicos, incubadoras empresariais e tecnológicas, parques industriais, etc.) e intangíveis (software e redes de conhecimento), no território Andaluzia/Alentejo e promover a colaboração público-privada em todos os âmbitos relacionados com a inovação no sector aeronáutico, incluindo a planificação de novos investimentos para o desenvolvimento e incremento da actividade do sector aeroespacial Andaluzia/Alentejo, afirmando a sua competitividade no mercado internacional.
Objectivos:
O AERIS tem como objectivo principal incrementar a inovação das empresas do sector aeronáutico da área Andaluzia-Alentejo, através do desenvolvimento de actividades de capacitação, partilha de experiências e transferência de conhecimento entre as empresas e os agentes do sector.
Com a implementação do projecto, espera-se mais concretamente: Identificar os recursos existentes na região e analisar as carências do sector aeronáutico; • Melhoria e uso eficiente de infraestruturas e serviços de apoio à I&D e desenvolvimento empresarial; Impulsionar acções de transferência de conhecimento na área transfronteiriça; Promover medidas para a inovação empresarial do sector aeronáutico. Impulsionar os investimentos na área Andaluzia-Alentejo, no sector.