Click na Imagem

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Infecção viral no Infantário do Centro de Bem Estar Social de Arronches

O Notícias de Arronches teve conhecimento através de fonte fidedigna, que as crianças do Infantário do CBES de Arronches, na sua grande maioria, estavam a ser atingidas por uma infecção.



Para esclarecer os nossos leitores e a população em geral, até para a sua tranquilização, contactámos hoje o Presidente da Direcção do CBES de Arronches, Carlos Rodrigues que nos enviou através de e-mail o seguinte esclarecimento:
“Considerando as palavras do Exmo. Sr. Fernando Marques de que o Infantário do C.B.E.S. teriam problemas internos, em que haveria crianças infectadas, cumpre-nos esclarecer:
- Há crianças afectadas pelo vírus vulgarmente chamado de “Boca, Mãos e pés”, situação que já se verificou anteriormente neste Infantário.
- Trata-se de uma Infecção viral mais comum na infância, com transmissão de pessoa a pessoa, pelo que as crianças afectadas ficam no domicílio.
- É feito pelo CBES controle ambiental das salas do Infantário em que todas as superfícies, bonecos, roupa e loiça foram alvo de desinfecção/descontaminação com sódio de trocloseno, como é habitual nestas situações, a nível das colaboradoras, são utilizadas as EPIs na mudança das fraldas”.

O que é a síndrome de “Boca, mãos e pés”

“A síndrome "mão-pé-boca" é uma doença altamente contagiosa, causada pelo vírus coxsackie, mais frequente em crianças, principalmente abaixo dos 5 anos de idade, embora também possa afectar os adultos.
Geralmente, os sintomas da síndrome mão-pé-boca só surgem após 3 a 7 dias da infecção pelo vírus e incluem febre superior a 38ºC, dor de garganta e falta de apetite. Após 2 dias do surgimento dos primeiros sintomas, aparecem aftas dolorosas na boca e bolhas dolorosas nas mãos, pés e, por vezes, na região íntima, que podem coçar.
O tratamento da síndrome mão-pé-boca deve ser orientado pelo pediatra ou clínico geral e pode ser feito com remédios para a febre, anti-inflamatórios, remédios para a coceira e pomadas para as aftas, de forma a aliviar os sintomas”.(fonte-Drª. Beatriz Beltrame Pediatra-A Tua Saúde)
Com este esclarecimento e transparência numa situação que trás os progenitores preocupados, o Notícias de Arronches agradece a disponibilidade do responsável pelo CBES.