Click na Imagem

sábado, 14 de novembro de 2015

X Encontro de Diabéticos de Arronches – A alimentação e o exercício físico

Precisamente no “Dia Mundial da Diabetes”, o Centro Cultural de Arronches acolheu o X Encontro de Diabéticos de Arronches. A organização foi da ULSNA|Centro de Saúde de Arronches e contou com as colaborações do Município de Arronches, Junta de Freguesia de Assunção e os apoios do Instituto Becel e Museu do Pão.
O encontro decorreu na Biblioteca Municipal com inicio pelas 10h30 e contou com as presenças da Dr.ª Isabel Soles, responsável pela Unidade Integrada de Diabetes, que funciona no Hospital de Portalegre, e integra os cuidados com os diabéticos com a Unidade Coordenadora, em caso dos médicos de família não lhes poderem aportar algo mais.
O Dr. Eliseu Senante do ULSNA/Arronches, saudou todos os presentes, agradeceu os apoios recebidos para este encontro e fez a introdução das duas especialistas.
 O início do encontro começou precisamente com a intervenção da Dr.ª Isabel Soles que falou da importância da Alimentação dos Diabéticos para o controle da sua doença, apoiada na projecção de diaporamas. A responsável pela UID reconheceu que, nesta região do Alentejo, os hábitos alimentares não são os mais correctos, mas é sempre possível fazer uma alimentação não radical mas sim equilibrada. Deu como exemplo na roda dos alimentos que, o que deve predominar são os vegetais, depois a proteína e os hidratos de carbono.
Chamou à atenção dos presentes para os alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas, devem ser evitados e seguir a prescrição do seu médico, a mais rigorosa possível.

O outro tema era o “Exercício Físico”, tema que esteve a cargo da Dr.ª Maria Francisca Magalhães. Na sua dissertação focou os vários benefícios que o exercício físico pode aportar aos diabéticos, para uma melhor qualidade de vida. Fez a distinção entre os exercícios moderados e mais esforçados, dando como exemplo várias situações e tendo sempre em conta o escalão etário de cada um dos diabéticos. Exemplos claros como subir escadas em casa, dar um passeio curto após as refeições, aproveitar para passear se tiver um cão ou, então, recorrer aos muitos exercícios que se podem fazer em casa e dos quais há múltiplos exemplos que se podem encontrar na internet.
No final o Notícias de Arronches falou com a Dr.ª Isabel Soles sobre a importância destes encontros que “permitem que muitas pessoas despertem mais para este tipo de situações e que veja que nos deslocamos e nos importamos com eles, tentando motivá-las um pouco mais, no que realmente é mais correcto na terapêutica da sua doença”. A diabetes é um flagelo e para a médica as estatísticas dizem-lhe que “estamos muito mal. Há muitos doentes diabéticos, é um número que tem estado a aumentar não só a nível de Portugal como a nível mundial”, concluiu.
O encontro terminou com um pequeno lanche dirigido essencialmente aos diabéticos. De referir ainda a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Assunção, José Louro e do pessoal de enfermagem do Centro de Saúde de Arronches.