Click na Imagem

domingo, 29 de novembro de 2015

Festa de Final de Temporada dos Forcados Amadores de Arronches

A Associação Amigos da Festa Brava, na qual está integrado o Grupo de Forcados Amadores de Arronches, levou a efeito durante o dia de ontem (sábado 28 Nov.) mais uma Festa de Final de Temporada. 


O dia começou com um treino convívio na Praça de Touros de Arronches com gado dos Irmãos Serpa, onde compareceram antigos, actuais e muitos novos elementos que querem integrar este grupo alentejano. 
Depois do treino foi a vez de manter a tradição da Missa com Bênção dos Barretes, que teve lugar na Igreja da Luz com a Missa oficializada pelo Padre Fernando Farinha que, na sua homília e referindo-se aos forcados, falou do medo e da coragem. Recordando o medo que esta actividade causa nos familiares destes e a sua coragem na praça para superar todos esses medos.
 Disse o Padre Farinha que medo e coragem é aquilo que a vida nos traz, e que temos que enfrentar. Depois da cerimónia da Bênção dos Barretes a comitiva este ano, dirigiu-se para a Freguesia dos Mosteiros, onde no Centro Cultural desta freguesia rural, decorreu a festa propriamente dita. 
Sala cheia com todos aqueles que envergam, envergaram ou pretende um dia vir a envergar a jaqueta das ramagens deste grupo de forcados.
A mesa foi presidida por Fermelinda Carvalho, contou com a presença do Vice-presidente, João Crespo, Presidentes das Juntas de Freguesia de Mosteiros (anfitrião) e Assunção, o casal Dª Guida e Francisco Romão Tenório, Presidente da Associação, antigo e actual cabos do grupo, Ricardo Nunes e Manuel Cardoso. 
O jantar foi servido pelos irmãos Florentino, decorrendo ao longo do mesmo um espectáculo de fados onde actuaram Leonor Fartouce, Duarte Gato e Filipe Núncio, estes últimos também guitarra e viola. Como surpresa a actuação das “Sevilhanas de Arronches” que, talvez, pela proximidade com Espanha, souberam incluir na sua actuação esse garbo e salero de nuestros hermanos andaluzes.
Seguiram-se na parte final as intervenções quer de Ricardo Nunes e Manuel Cardoso, como de um vasto leque de pessoas que foram convidadas a dizer algumas palavras nesta festa.
O ex-cabo Ricardo Nunes realçou que “esta temporada foi uma temporada importante, pois para além de haver uma mudança de cabo, o grupo passou ao primeiro escalão”. Quis com isto dizer que, os Amadores de Arronches ao actuarem em Portugal em três anos consecutivos e somando mais de 15 actuações, passaram a integrar o escalão superior. Para Ricardo Nunes um patamar importante. Na sua intervenção fez a nomeação verbal de alguns elementos, membros da direcção ou simplesmente amigos, que se destacaram pelo seu apoio incondicional ao grupo. 
A Presidente da Câmara Municipal de Arronches e os Presidentes das Juntas presentes, reconheceram o papel que o grupo representa na divulgação do Concelho em Portugal e Espanha e mostraram-se uma vez mais, disponíveis para ajudar os Amadores de Arronches, sempre que possível.
A noite terminou com a exibição de um vídeo sobre a temporada 2015 e mais uma sessão de fados, já em plena madrugada. Resta acrescentar que, tudo isto só foi possível pelo apoio de entidades e empresas que colaboraram nesta festa.