Click na Imagem

domingo, 1 de novembro de 2015

“Noite das Sopas” uma experiência para repetir

A ideia da “Noite das Sopas” surgiu através da Associação Terrimponente que, em colaboração com os pais das crianças que frequentam as aulas de patins em linha (freestyle) desta associação, a levaram à prática na noite de ontem nos salões do multiusos “O Celeiro”.
Aquilo que em princípio podia não alcançar o resultado pretendido, superou todas as expectativas, já que 365 (sem contar com as crianças até cinco anos) de pessoas, quer do concelho como mesmo fora deste, vieram ao evento tornando-o num êxito absoluto.
A sopa pelo seu valor nutricional e os benefícios dos ingredientes adicionados, sempre fizeram parte da gastronomia portuguesa. No entanto no Alentejo atingiram outra dimensão: A do aproveitamento. Em tempos de escassez o alentejano, sobretudo a mulher, sempre conseguiu do pouco, transformar os produtos em algo diferente e agradável. As sopas, sobretudo as de pão são um exemplo disso, como as açordas, as sopas de tomate ou as migas, onde o pão já com alguns dias, era utilizado com outros produtos e ervas aromáticas para a confecção daquilo que é hoje uma iguaria da gastronomia alentejana.
Mas, para além das sopas, nesta iniciativa estavam também presentes os queijos e enchidos do fumeiro e a doçaria regional. Com um custo pequeno, os participantes provaram cinco sopas como a de tomate, feijão, canja, açorda ou caldo verde, podendo ainda trazer para casa como recordação, a tigela onde comeram estas magníficas sopas, cozinhadas e servidas com carinho por este grupo de senhoras, mães, esposas e boas cozinheiras. Uma experiência para repetir.
Os nutricionistas aconselham a ingestão diária de sopa para um regime alimentar equilibrado. A maior parte das sopas é de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil, contendo vitaminas e hidratos de carbono. A ingestão de sopa auxilia nos regimes alimentares de controlo de peso e é uma forma fácil de assegurar que crianças pequenas e idosos ingiram produtos hortícolas e água.