Click na Imagem

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

II Simpósio Ibérico de Diabetes

O Centro Cultural de Arronches foi local escolhido para ter lugar o II Simpósio Ibérico de Diabetes que decorre hoje e amanhã.
Este simpósio foi organizado pela ELCOS Sociedade Portuguesa de Feridas (com sede em Arronches), pela Universidade de Évora, ULSNA e Município de Arronches.
Foi o encontro anual de vários especialistas não só portugueses, como de outras nacionalidades, que aqui vieram discutir e aprofundar conhecimentos no combate a uma doença que é um flagelo a nível não só nacional como mundial.
A organização contou com o patrocínio da Ordem dos Médicos, Ordem dos Nutricionistas e Direcção-Geral de Saúde. Foi constituída uma Comissão de Honra que envolveu instituições, administrações, associações, sociedades, universidades e personalidades como o Comendador Rui Nabeiro.
Em Portugal surgem a cada dia 150 novos casos de diabetes, uma doença que custa ao erário público algo como 250 milhões euros/ano, estimando-se que existem actualmente 1 milhão de pessoas com esta doença.
Sobre este simpósio na sua primeira edição realizada neste mesmo local, lamentámos a pouca cobertura da comunicação social, sobretudo a nacional. Este ano a SIC dedicou um espaço a este simpósio com cerca de 4 minutos, em que foram entrevistados Manuel Lopes, cozinheiro arronchense e diabético, Kátia Furtado, Presidente da ELCOS, Isabel Lírios, dietista e o Dr. Barca Durán, coordenador do grupo de investigação em bioantropologia e ciências cardiovasculares da Universidade da Extremadura|Espanha.(Ler mais na edição em papel de Novembro)