Click na Imagem

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Estendais...em Rede, exposição no Jardim do Fosso no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Exlusão Social

Em 2016 assinalam-se os 25 anos de existência da Rede Europeia Anti Pobreza / Portugal (EAPN- Portugal) e o dia 17 de Outubro constitui um momento especial para assinalar de forma plena a missão desta 
Organização.

 
A erradicação da Pobreza e da Exclusão Social constituiu desde o primeiro momento o objectivo primordial da EAPN Portugal. Desde 1991 que a história desta organização se faz de múltiplos episódios que nos permitem dizer que se trata de uma luta permanente, difícil, mas com alguns momentos de vitória. Desde a sua fundação que a EAPN Portugal se destaca no panorama nacional e europeu a diferentes níveis: acompanhamento e avaliação de políticas públicas nacionais como o Rendimento Mínimo Garantido e o Programa da Rede Social; desenho e desenvolvimento de projectos no âmbito de diferentes Quadros Comunitários de Apoio; estabelecimento de parcerias com diferentes e relevantes entidades públicas nacionais e transnacionais; a organização da Assembleia Geral da EAPN Europa em 1998 e em 2011 e de outros eventos internacionais em Portugal, a eleição para Presidente da EAP Europa de um português, a criação de um Observatório de Luta contra a Pobreza na cidade de Lisboa; realização dos Fóruns Nacionais de pessoas em situação de pobreza e de exclusão social, entre muitos outros.
 Em 2010, no ano europeu de luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, a EAPN - Portugal recebeu o Prémio dos Direitos Humanos atribuído por unanimidade pela Assembleia da República, testemunhando assim o papel importante da organização neste domínio. Ao longo deste 25 anos de existência é importante destacar muitas destas conquistas como as que enumeramos, mas também não esquecendo os muitos desafios que fomos ultrapassando com profissionalismo, dedicação e foco na nossa missão. Ultrapassar as dificuldades faz parte da dinâmica de qualquer organização com a dimensão da EAPN-Portugal que possui um conjunto de profissionais e de voluntários que ao longo destes anos, de forma incansável, lutam pela dignidade das pessoa indistintamente. A vida de uma organização como esta, faz-se de relações fortes e sólidas com parceiros nacionais e transnacionais; faz-se de projectos comuns participados por todos, da mobilização dos nossos associados, quer em eventos nacionais quer em pequenas iniciativas de âmbito distrital; faz-se do trabalho consistente de promoção da participação das pessoas em situação de vulnerabilidade social".
 Esta foi parte da mensagem da EAPN-Portugal que Maria João Curvelo, responsável pela Acção Social do Município de Arronches, leu na presença do Vice-presidente João Crespo que assistiu a esta iniciativa que foi lançada pela EAPN-Portugal e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Arronches, Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde de Arronches, Rede Local de Intervenção Social, Academia Sénior e as IPSSs do Concelho. Todas estas entidades estiveram presentes quer os dirigentes, profissionais e utentes. 
Depois desta pequena cerimónia alusiva à Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social, foi percorrida uma parte do jardim onde em "estendal", estavam expostos os trabalhos de todos os que colaboraram nesta iniciativa.