Click na Imagem

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Calendário Gregoriano há 434 anos em vigor

“O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII [1] (1502 – 1585) em 24 de Fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravíssimas em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100 – 44 a.C.) em 46 a.C. [carece de fontes]
Como convenção e por praticidade, o calendário gregoriano é adoptado para demarcar o ano civil no mundo inteiro, facilitando o relacionamento entre as nações. Essa unificação decorre do fato de a Europa ter, historicamente, exportado seus padrões para o resto do globo.
O Papa Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para corrigir o calendário juliano. O objectivo da mudança era fazer regressar o equinócio da primavera para o dia 21 de Março e desfazer o erro de 10 dias existente na época. Após cinco anos de estudos, foi promulgada a bula papal Inter Gravissimas [3].
Neste grupo de estudiosos participaram Christopher Clavius [4] (1538-1612) jesuíta alemão, sábio e matemático, Ignazio Danti [5] (1536-1586) dominicano, matemático, astrónomo e cartógrafo italiano e Luigi Giglio [6] (1510-1576) médico, filósofo, astrónomo e cronologista italiano.
A bula pontifícia também determinava regras para impressão dos calendários, com o objectivo que eles fossem mantidos íntegros e livres de falhas ou erros. Era proibido a todas as gráficas com ou sem intermediários de publicar ou imprimir, sem a autorização expressa da Santa Igreja Romana, o calendário ou o martirológio [7] em conjunto ou separadamente, ou ainda de tirar proveito de qualquer forma a partir dele, sob pena de perda de contratos e de uma multa de 100 ducados de ouro a ser paga à Sé Apostólica. A não observância ainda punia o infractor a pena de excomunhão latae sententiae e a outras tristezas [8].
Oficialmente o primeiro dia deste novo calendário foi 15 de Outubro de 1582” (Fonte - Wikipédia)