Click na Imagem

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

'Filhos da Cidade Morta' a obra literária de Francisco Ceia, apresentada em Arronches no Centro Cultural

A último obra literária de Francisco Ceia 'Filhos da Cidade Morta' será apresentada no dia 12 de Setembro pelas 15h30 no auditório do Centro Cultural de Arronches.A lotação do auditório será limitada a 126 pessoas e tomadas todas as medidas recomendadas pela DGS. A confirmação da presença será feita na Câmara Municipal de Arronches até ao dia 10 de Setembro.
Francisco Ceia é natural de Portalegre.Em 1976 frequenta o curso de teatro e inicia a sua carreira artística como actor profissional no CENDREV – Évora. Em Janeiro de 1980, funda em Portalegre, a Companhia de teatro profissional, Teatro do Semeador.
Compõe música para Teatro e participa, como actor, em peças para a RTP, a convite desta estação, é o pivot da série ‘A Casa do Mocho Sábio’, onde conjuga o trabalho de actor, músico e autor das canções e genérico do programa. 
Em 1995, a convite da Companhia de teatro do Porto ‘Seiva Trupe’, integra o seu elenco no musical ‘Ópera do Malandro’ de Chico Buarque.
Em Maio de 1997, participa, em Cáceres, no Festival Internacional da World Music, ‘WOMAD’ e, em 1999, no 36.º Festival RTP da Canção.
Tem uma vasta obra discográfica que iniciou em 1980 em que incorporou poesia de José Régio, Fernando Namora, António Sardinha ou Vergilio Ferreira, entre outros e que se prolongou até ao ano de 2005.
Na literatura publicou ‘Jogo de Janelas’ em 2012, 'Terra da Paciência' 2013 e 'Foi como um Rio' em 2016.