Click na Imagem

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, presidiu à reunião da CIMAA na Câmara Municipal

Hoje pelas 10h30 da manhã no salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Arronches, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na companhia dos Secretários de Estado, Isabel Oneto, José Artur Neves e Carlos Miguel, presidiu à reunião da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo-CIMAA, tendo sido recebido pela Presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, pelo Vice-presidente, João Crespo e pelo Vereador Paulo Furtado. 




Depois de uma breve introdução sobre a sua presença e qual o motivo, a assessora do Ministro, depois das habituais fotografias, convidou os representantes da imprensa regional (Notícias de Arronches e Alto Alentejo) a abandonarem a reunião, entregando-lhes uma breve Nota de Imprensa sobre a mesma, podendo voltar no final para colocar questões ao Ministro.
Ora como já sabemos quais os motivos do Ministro e do seu Governo sobre as matérias que iriam ser abordadas, interessava-nos sobretudo, saber qual a opinião dos autarcas que integram a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo-CIMAA, Presidida por Ricardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior. 
Neste lógica quase que diríamos como no futebol: há quinze minutos para recolher imagens e depois porta fechada, não voltámos. Numa reunião deste carácter pensamos que tem de haver transparência e não portas fechadas. Não era uma reunião de Estado, mas sim uma simples e normal reunião da CIMAA, a que o Ministro presidiu para elencar uma série de medidas que o seu Governo tomou ou vai tomar. 
Para que os nossos leitores não fiquem sem qualquer informação, reproduzimos aqui a nota que nos foi entregue antes de sermos convidados a abandonar a sala:
PROTECÇÃO CIVIL - No âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi já publicada em Diário da República a lista das freguesias prioritárias. Na CIM do Alto Alentejo, estão identificadas: 20 freguesias prioritárias ou de risco elevado de incêndio. 11 Freguesias de 1ª prioridade; 9 freguesias de 2ª prioridade. Concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Gavião, Marvão, Nisa, Portalegre e Sousel 
EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE - Existem 9 ElPs (equipas de bombeiros profissionais nos corpos de bombeiros das associações humanitárias) na CIM do Alto Alentejo. É intenção do Ministério da Administração Interna que todos os concelhos tenham, pelo menos, uma EIP. Nesse sentido, está a ser feito um levantamento junto das Associações Humanitárias e das autarquias para aferir da disponibilidade para a constituição das mesmas. Estas equipas são financiadas em partes iguais pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pelos Municípios. (Fotos Notícias de Arronches)